sexta-feira, 27 de março de 2015

Igreja do século XVI foi recuperada pela Misericórdia de Mogadouro

Igreja do Divino Senhor do Passos
da Misericórdia de Mogadouro,
situada junto do Castelo de Mogadouro
A igreja da Misericórdia de Mogadouro, templo cuja fundação remonta ao século XVI foi restaurada e devolvida ao culto pela Santa Casa da Misericórdia local que também é proprietária do imóvel.

O projecto de recuperação, orçado em 180 mil euros, foi apoiado pela Associação de Desenvolvimento do Douro Superior, Câmara Municipal e Misericórdia local. 

A Misericórdia de Mogadouro entrou com cerca de 50 por cento do valor total do projeto, cabendo às duas outras instituições a restante parte. 

O templo encontrava-se num avançado estado de degradação das suas paredes, altares e outras peças que integram o espólio da igreja que é sobretudo utilizada na época pascal. 

“O telhado estava praticamente a cair, as paredes estavam à beira da derrocada e os altares a caírem”, recorda João Henriques, provedor da santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, citado pela Agência Lusa. 

Na igreja da Misericórdia de Mogadouro, situada em pleno centro histórico da vila, venera-se o Divino Senhor do Passos, sendo uma obra imputada a D. Luís Álvares de Távora que no ano de 1559 a mandou edificar.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário