terça-feira, 24 de março de 2015

Mirandelenses adoptam árvores de fruto nos jardins da cidade

Em Mirandela ter uma árvore de fruto nos jardins da cidade com o seu nome é possível.
Trata-se da iniciativa “Jardins com vida, cor e sabor” lançada pela Câmara Municipal, uma campanha que implica a adopção de árvores fruteiras por parte dos munícipes que se comprometem a cuidar delas e que poderão literalmente recolher os frutos. A iniciativa teve mais de 80 interessados inscritos e as primeiras plantações começaram no dia 21, dia da árvore, no parque Dr. José Gama. 
O presidente da Câmara Municipal de Mirandela, António Branco, adianta que o projecto pretende promover o envolvimento das pessoas nos jardins da cidade. “Há uma questão que tem a ver com a estratégia da câmara do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, que é o aumento da fruta nos jardins municipais, já gastamos água e a manutenção, se pudermos ter alguma fruta. Depois há o envolvimento social, porque pedimos às pessoas que adoptam essa árvore que protejam a árvore e que ajudem na manutenção dos jardins”, sublinha o autarca. 
Esta foi apenas uma das iniciativas que marcaram quatro dias dedicados ao ambiente em Mirandela. Várias actividades destinadas à comunidade escolar mas também ao público em geral foram promovidas, culminado ontem numa acção de limpeza da Ribeira de Carvalhais que atravessa parte da cidade e desagua no Rio Tua. 
Noémia Janela, técnica do sector de ambiente da autarquia, explica que não só os sedimentos de árvores mas também o entulho junto às margens constituem os principais problemas naquele troço. A responsável explica que estas ações são necessárias para “manter as condições de escoamento da água e sedimentos em situação normal e minimizar as situações de risco para pessoas e bens em situações de cheias”. 
Foram quatro dias dedicados à sensibilização ambiental em Mirandela, dos quais fizeram ainda parte plantações por crianças e idosos, trocas de garrafas de plástico por árvores ou uma exposição para assinalar o Dia Mundial da Água. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário