terça-feira, 24 de março de 2015

Vale das Fontes - Vinhais - Crianças aprendem boas práticas rodoviárias

Em Vale das Fontes, no concelho de Vinhais, o Dia do Pai foi assinalado, na passada quinta-feira, com actividades para as crianças. Cerca de 40 alunos de algumas escolas do concelho aprenderam os cuidados a ter na estrada na Escola de Trânsito Móvel da GNR.
osé Rodrigues, da secção de programas especiais da GNR de Bragança, assegura que esta é uma forma de ensinar boas práticas rodoviárias aos mais pequenos, que depois acabam por ser eles a alertar os pais.
“Como eles estão a brincar e estão a praticar ao mesmo tempo, memorizam mais facilmente, isto fica-lhes na ideia e futuramente quando precisarem disso levam daqui uma mais valia. Aprendem as regras e os sinais de trânsito quando fazem o percurso com os carrinhos. Isto funciona como sendo uma mini cidade”, realça o responsável. 
Os mais pequenos aprenderam bem a lição e aproveitaram o Dia do Pai para sensibilizar os pais a ter mais cuidado na estrada.
“Vou dizer ao meu pai para ter mais cuidado na estrada e conduzir melhor. Já apanhou algumas multas”, conta Tiago Silva, de 9 anos.
Também Jorge Amaro aprendeu a ter cuidado na estrada. “Vou dizer ao meu pai para andar mais devagar”, afirma o aluno de 13 anos. 
A aldeia ganhou assim mais movimento do que é habitual. O presidente da Junta de Freguesia de Vale das Fontes, Carlos Caseiro, defende que esta e uma forma de proporcionar às crianças das aldeias as mesmas oportunidades daquelas que vivem nas vilas e cidades.
“Temos quatro ou cinco crianças e gostaríamos de lhe dar o que a aldeia neste momento não pode, que é a escola. Juntamos também aqui as crianças do 1.º Ciclo de Rebordelo, Ervedosa e Penhas Juntas”, salienta o autarca. 
Para além da escola de trânsito a GNR fez ainda demonstrações com a Equipa Cinotécnica para as crianças e população de Vale das Fontes. 
A iniciativa para celebrar o Dia do Pai foi organizada pela Junta de Freguesia em conjunto com a GNR de Bragança, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Vinhais.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário