quinta-feira, 30 de abril de 2015

Certificação para valorizar a floresta

A certificação florestal é uma forma de valorizar a madeira e produtos derivados. A constatação é do presidente da ARBOREA - Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana.
Eduardo Roxo adianta que na região a área florestada não está certificada e mesmo no País há apenas uma pequena parte da floresta certificada, o que diminui o preço dos produtos florestais. “Os produtos da floresta valem menos, por um lado, e por outro há alguns produtos que não garantem escoamento. E tendo a certificação há uma maior garantia de escoamento, porque permite a exportação de todos os produtos da floresta”, afirma o responsável. 
Para contribuir para o aumento da competitividade do sector e promover a melhoria da gestão florestal praticada em Portugal, a Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal está a desenvolver sessões de esclarecimento junto das organizações de produtores florestais. A ARBOREA foi uma das associações da região que já participou nestas sessões. 
Eduardo Roxo diz que este é um processo caro, mas acredita que agora estão reunidas as condições para avançar com a certificação florestal a preços mais acessíveis. “A ARBOREA em tempos começou a preparar-se para isso, mas é um processo muito caro. Agora penso que as coisas estão encaminhadas no sentido da certificação. O novo quadro comunitário não tem apoios directos, mas a mim parece-me que indirectamente é possível para ajudar a criar as condições para iniciar o processo de certificação”, afirma Eduardo Roxo. 
O presidente da ARBOREA acredita que a certificação é o primeiro passo para desenvolver o sector florestal na região. “É importante garantir que aqui na nossa zona existam áreas abundantes e que são devidamente tratadas e não deixadas à sorte e ao abandono”, realça Eduardo Roxo. 
No novo quadro comunitário os produtores podem aproveitar apoios que facilitem a certificação florestal. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário