quarta-feira, 29 de abril de 2015

Mirandela acolheu Dia Diocesano da Juventude

Mirandela acolheu, em dia da Liberdade, o Dia Diocesano da Juventude 2015, onde D. José Cordeiro Bispo de Bragança-Miranda e o Presidente da Câmara Engº António Branco em diálogo aberto e franco conversaram com os jovens.

“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (MT 5,8) foi o tema central do encontro de cerca de 600 jovens oriundos de toda a diocese de Bragança – Miranda com o seu Bispo.
Promovido pelo SDPJV, o Dia Diocesano da Juventude é uma grande celebração de Fé, que convoca a sociedade, a mergulhar no intrincado universo juvenil. Deste modo, no dia 25 de abril dia da liberdade, cultura, festa, oração, missão, juventude, fé, encontro, marcaram o ritmo da cidade de Mirandela, que este ano foi anfitriã desta efeméride.

Foi um dia intenso! De Norte a Sul, de Este a Oeste, a cidade de Mirandela foi sendo “invadida”, e Caminhando na Palavra (reflectindo sobre os quatro Evangelhos - Evangelistas), descobrindo a arte e a beleza da cidade EU E O PATRIMÓNIO RELIGIOSO, numa colaboração com a Pastoral do Turismo em parceria com o IPB, partilhando a alegria de estarmos juntos. Na Rua da república deu-se o grande encontro, e partindo dali animados pelos grupos culturais da cidade, como grande grupo rumamos ao parque verde.

Mesmo com a contínua ameaça da chuva, não faltou a chama da Fé! Esse calor que juntou os jovens no Parque Verde, para a celebração eucarística, onde no momento de pós-comunhão, a surpresa no silêncio, o momento em que dois aviões cruzaram o céu e fizeram “aspirar às coisas do alto”. A partilha à mesa e do farnel, a Adoração na Tenda de Adoração; a curiosidade a olhar o testemunho de Vidas Consagradas na tenda da Vida Consagrada; a arte no desenho, a música levou a sentir o desafio de tomar em mãos a vocação e a enriquecermos a nossa experiência de fé em Igreja, em comunidade, em família!

E em dia de liberdade, ali esteve patente a exposição CRISTÃOS PERSEGUIDOS NO MUNDO da Fundação AIS.

Este ano, salientamos uma novidade: um encontro com D. José Cordeiro, e o Presidente da câmara de Mirandela, numa conversa informal, responderam a questões sobre a “Igreja e a vida”, um momento precedido e envolvido pela música, um belíssimo concerto da Escola Profissional de Arte de Mirandela Esproarte.

Pelo testemunho do envolvimento das forças vivas da cidade, percebemos que os lugares, sejam as cidades, vilas ou aldeias são o espaço privilegiado das redes de relações humanas, familiares, sociais e cristãs; são espaço de encontro de saberes aprendidos e ensinados, de proximidades e vizinhanças, de convivência entre gerações; aí devem conviver saudavelmente os nossos sonhos de futuro e a sabedoria, a memória e o exemplo dos nossos pais e avós.

Espaços esses, onde percebemos como a fé dos Homens pode construir o belo, perenizar a força e a vontade de um povo.

Foi uma jornada intensa! Desafiadora … mas sobretudo, um semear de partilhas para que agora cresçam os frutos! No próximo ano na vila de Moncorvo saberemos quão forte é a luz, o perfume…simbolizado no azeite oferecido a cada participante! Sigamos a Cruz e gritemos cantando “EU APOSTO NA VIDA”!

Artigo escrito por Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional

Sem comentários:

Enviar um comentário