segunda-feira, 27 de abril de 2015

Paredes ganha estrada e Centro de Convívio

Foram inaugurados no passado sábado a estrada municipal 1061 que liga Mós à localidade de Paredes, e também nesta aldeia um centro de convívio para idosos.
A estrada era uma reivindicação antiga da população, e as obras de melhorias, alargamento e repavimentação começaram em Setembro de 2013. 
A antiga escola primária transformou-se num local de convívio para os mais velhos e permitirá também a realização de eventos. São dois investimentos assegurados inteiramente pelo Município de Bragança, que totalizam o montante de cerca de um milhão de euros. 
De acordo com António Pires, presidente da União de Freguesias de Parada e Faílde, que tem como anexa Paredes, a nova via vem encurtar substancialmente o tempo de viagem. “Pelo Penacal, demorávamos cerca de 30 a 40 minutos agora chegamos a Bragança em 15 minutos. Há pessoas a reconstruir casas na freguesia porque neste momento é muito mais fácil deslocarem-se para a cidade ”, salienta o autarca. 
Para António Martins o centro de convívio era uma necessidade, porque “há muita população idosa e é uma maneira de tentarmos conviver mais com os idosos”. A intervenção ao longo de 9 quilómetros, que teve um custo de 900 mil euros, é, de acordo com presidente da Câmara Municipal de Bragança, um exemplo da opção da autarquia no investimento nas acessibilidades. 
Hernâni Dias está convicto de que a nova via irá “ajudar ao desenvolvimento de todo o concelho”. “É uma infraestrutura extremamente importante para esta parte do território, permite que as pessoas se desloquem com mais comodidade e rapidez. Sabemos o quão importante são as acessibilidades para qualquer território”, referiu. 
As comemorações do 25 de Abril ficaram marcadas por inaugurações em Paredes, depois de uma cerimónia evocativa do dia da liberdade organizadas pelo Município de Bragança, em Izeda. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário