segunda-feira, 27 de abril de 2015

Viagem Literária teve lotação esgotada em Bragança

Foi com lotação esgotada que começou em Bragança a Viagem Literária. A iniciativa que é um festival itinerante arrancou este sábado no Teatro Municipal com o escritor Chileno Luís Sepúlveda e o português Valter Hugo Mãe.
O autor de Vila do Conde destaca o facto de a iniciativa que leva escritores a 18 cidades, sem passar por Lisboa ou Porto, descentralizar eventos culturais de âmbito nacional. “Esta viagem deslocando os autores para o encontro do público é uma viagem que reclama o país inteiro, que quer reclamar um país mais extenso do que aquele que é posto a uso”, defende Valter Hugo Mãe. 
A conversa com os dois escritores em Bragança marcou o arranque da iniciativa, no dia 25 de Abril. 
Luís Sepúlveda recordou como recebeu, dentro da prisão, a notícia da revolução portuguesa, a 20 mil quilómetros de distância. “Estava na prisão no sul do Chile, bastante maltratado por militares arrogante e vencedores. Entretanto amanhece o 25 de Abril e um disse uma frase que nunca me esqueci “vocês ganharam em Portugal””, recorda. 
Foi uma viagem por memórias de infância, experiências de vida e pela iniciação na escrita, numa conversa que passou também pela política. 
A viagem continua por mais 18 meses, a próxima paragem será em Vila Real. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário