quarta-feira, 27 de maio de 2015

Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Mirandelenses teve direito a obras

É a concretização de um sonho que já durava há vários anos. Confessou, ontem, o presidente da direção da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Mirandelenses, Henrique Reis, durante a cerimónia de inauguração das obras de recuperação e reabilitação da sede daquela associação que já existe há 114 anos.

O edifício-sede, construído há 100 anos, necessitava de uma intervenção urgente que está finalmente concretizada.

“É um sonho que já vinha de 2008 e, felizmente, concluímos.

Eu nunca duvidei só que a situação financeira do nosso país onde a crise é bastante grande mas conseguimos mesmo. O senhor Presidente da Câmara sempre disse que seria feito.”

Trata-se de um investimento de 380 mil euros, Integrado no programa TuaMirandela – Parceria para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Mirandela, comparticipado em 85 por cento pelo Programa Operacional Regional do Norte ON2.

A componente não financiada, é assumida pela autarquia com a atribuição de um subsídio que servirá para pagar o empréstimo contraído pela associação junto de uma entidade bancária.

O presidente da câmara de Mirandela, António Branco, diz que a concretização desta obra, acaba por ser uma resposta aos que não acreditavam no projeto.

“A primeira intervenção que nós tivemos no Tua Mirandela, depois do projeto ser aprovado foi na sede Santa Casa da Misericórdia que estava terminada, não tinha financiamento e podia ser um problema. E na altura, quando fizemos a apresentação, havia alguns sorrisos irónicos que não acreditavam. A verdade é que o Tua Mirandela foi um projeto, um plano de ação que deu muito a Mirandela e foi feito em parceria com as entidades privadas e não seria possível estamos aqui hoje se não fosse esse plano de ação. E também, como digo, há mais evidências, nomeadamente na Santa Casa da Misericórdia ou na Senhora da Encarnação.

Realmente não foi o valor que nós gostaríamos, esta obra chegou a ter um orçamento um pouco maior mas, fruto das diversas reprogramações conseguimos aqui um investimento muito significativo, cerca de 380 mil euros que foi importante para fazer esta obra que aqui está hoje perfeitamente funcional.”

Esta associação, que já proporciona o acesso a consultas médicas gratuitas, quinzenalmente, aos cerca de 600 associados, pretende agora ter a possibilidade de realizar pequenas intervenções cirúrgicas. Henrique Reis diz já ter avançado com o projeto que espera ver aprovado.

“O posto médico já entrou com um projeto, este que terminava dia 18 de maio, e dia 16 ou 17 estava com o projeto concluído para fazermos intervenções cirúrgicas, comprar material, informática, e este convite que vai ser aprovado e estão 99,9%. Porque as coletividades em que tem posto médico automaticamente são provados.”

O autarca de Mirandela espera que este espaço possa ser aberto à comunidade para diversas atividades

A associação tem uma banda de música com cerca de 60 elementos e ainda uma escola de música frequentada por cerca de 30 crianças e jovens.

Informação CIR (Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário