segunda-feira, 25 de maio de 2015

Distrito de Bragança pode ter cobertura total de cuidados paliativos domiciliários

A Unidade Local de Saúde do Nordeste pretende que Bragança seja o primeiro distrito do país a estar coberto na totalidade com uma rede de cuidados paliativos domiciliários.
Duarte Soares, médico da equipa intrahospitalar de cuidados paliativos da ULSN, revela que no prazo de 3 a 4 anos todos os concelhos do distrito deverão ter este tipo de apoio. “É um projecto ambicioso e queremos ser de facto o primeiro distrito do país a estar totalmente coberto com cuidados paliativos domiciliários, mas temos de se prudentes, não estamos imunes às dificuldades com a contratação de recursos humanos e com os cuidados de saúde primários”, revela. 
A Unidade de Cuidados Paliativos situada no hospital de Macedo de Cavaleiros, já tem autorização para utilização das sete camas adicionadas ao serviço após a conversão da unidade de convalescença, em Dezembro de 2014. 
De acordo com o director clínico da ULSN, Domingos Fernandes, a alteração foi “uma aposta ganha” e “as camas têm sido todas ocupadas”, garantindo que os cuidados de reabilitação vão continuar a ser dados. Declarações à margem do III Fórum Clínico em Cuidados Paliativos da Região Norte que decorreu em Macedo e Cavaleiros este sábado, onde foi entregue o prémio Ferraz Gomes, de referência nesta área. 
A vencedora deste ano foi, Helena Beça, natural de Mirandela, e que desenvolveu um estudo sobre os cuidados paliativos na unidade de saúde familiar de Espinho, onde trabalha. 
Mais de 60 profissionais de saúde reuniram-se em Macedo para debater os cuidados prestados em fim de vida, no fórum clínico académico em cuidados paliativos da Região Norte.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário