sábado, 30 de maio de 2015

Produto de combate ao cancro do castanheiro já pode ser aplicado

Os produtores de castanheiros já podem aplicar o produto de combate ao cancro do castanheiro desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança.
A investigadora do IPB, Eugénia Gouveia, garantiu esta manhã, à margem da criação do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos, que os produtores podem aplicar esta produto, ainda que não esteja à venda no mercado. 
“O produto foi testado e foram os resultados eficazes desse tratamento que permitiram obter a autorização para se poder expandir a utilização de produto. A aquisição é um processo controlado. Não tem venda livre. Só as pessoas que têm castanheiros doentes e que têm um parcelário com a indicação geográfica dessa parcela é que o poderão utilizar. Terão de ser as organizações dos agricultores a fazerem esse trabalho”, salienta a investigadora. 
O produto foi desenvolvido por investigadores do Instituto Politécnico de Bragança, em colaboração com várias entidades e é o resultado de três anos de investigação e trabalho no terreno. 
Para poder ser aplicado, foi necessária autorização da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, que foi concedida no mês passado. Esta manhã foi ainda apresentado o programa de combate à vespa das galhas do castanheiro. 
investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro José Laranjo, alertou para o facto de a vespa poder ter chegado à região transmontana já no ano passado e não ter sido detectada. “Havia focos já com um elevado grau de infestação que eventualmente já existiriam no ano passado mas ó foram encontrados este ano”, revela José Laranjo. 
O investigador da UTAD recorda que a infestação da vespa das galhas do castanheiro na região transmontana deu-se sobretudo em novas plantações, o que constituiu uma novidade relativamente à forma de infestações de outros distritos do norte do país.
José Laranjo explica ainda os motivos que levaram as associações e instituições de ensino superior a alertarem os agricultores para a importância de detectarem a presença da vespa. “A partir da primeira semana de Junho, pelo menos no Minho, começam a acontecer os primeiros voos da vespa e a fazerem posturas na ordem dos 150 a 200 ovos”, descreve o investigador. 
Declarações da tomada de posse dos órgãos sociais do Centro Nacional de Competência dos Frutos Secos, em Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário