quinta-feira, 25 de junho de 2015

Autarca de Alfândega da Fé preocupada com “imigração menos qualificada”

A presidente do Município de Alfândega da Fé está preocupada com a falta de qualificação da comunidade de imigrantes, que reside actualmente no concelho, essencialmente para participar em trabalhos agrícolas sazonais, como a apanha da amêndoa e da cereja.
Para a autarca Berta Nunes, mais do que atrair pessoas para o território, é necessário atrair recursos humanos que contribuam para o desenvolvimento do concelho. “Precisamos de atrair gente para o território, mas não pode ser qualquer pessoa. 
Precisamos de novas competências, de gente que nos obrigue a trabalhar na inovação, no empreendedorismo…A imigração que temos tido tem sido fundamentalmente imigração menos qualificada, de pessoas de países ainda mais pobres do que o nosso, como é o caso da Bulgária. Neste momento, temos búlgara muito grande no concelho que faz os trabalhos sazonais da agricultura. Isso também é importante para o território mas nós precisamos muito de uma emigração mais qualificada que nos possa ajudar num impulso para o desenvolvimento de que necessitamos”, frisa a autarca. 

Hoje decorre em Alfândega da Fé o seminário “Imigração no Interior- Diversidade, Cidadania, Integração” que pretende debater as questões relacionadas com a comunidade imigrante residente no concelho. 
Um dos assuntos a discutir é o aumento do insucesso escolar, associado ao aumento do número de filhos de imigrantes nas escolas do concelho. “Nós temos um aumento do abandono escolar que tem a ver com o facto de muitas destas crianças estarem um tempo na escola e ao irem-se embora conta como abandono escolar. Este é um dos temas que vamos discutir no seminário, verificando a possibilidade de, por exemplo, estas crianças terem um estatuto semelhante ao das crianças do circo”, revela Berta Nunes. O Município está também preocupado com a elevada taxa de analfabetismo dos imigrantes sazonais.
“Imigração no Interior - Diversidade, Cidadania, Integração” é o tema de um seminário que decorre hoje em Alfândega da Fé, organizado pelo Município, em parceria com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário