quinta-feira, 25 de junho de 2015

Deputados do PSD do distrito de Bragança defendem mais medidas contra a vespa da galha

Os deputados do PSD do distrito de Bragança, Maria José Moreno e Adão Silva, defendem a implementação de mais medidas para proteger os castanheiros da vespa da galha na região.

Maria José Moreno diz que a castanha é ouro para a economia de Trás-os-Montes, e por isso devia ser criado um programa nacional de controlo para impedir a entrada de plantas não-certificadas.

Contra a vespa da galha, recordo, só a luta biológica é eficaz, e por isso os deputados propõem também que se dêem mais condições às instituições que estão a desenvolver estudos sobre a praga.

Maria José Moreno salienta ainda que o Governo português já está a tomar medidas e que está, até, mais à frente do que os vizinhos espanhóis, mas que não é altura de baixar os braços, principalmente numa altura que em, devido à quebra de produção noutros países, a castanha nacional está bem cotada no mercado.

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Bragança a apresentarem um projeto de Resolução que recomenda ao Governo a adoção de medidas complementares e de natureza execional para proteger os castanheiros da vespa da galha, que já foi detetada um pouco por toda a região transmontana, inclusive nas zonas DOP.

Recordo que, a nível nacional, os distritos de Bragança e Vila Real representam 80% da produção de castanha. São 40 mil toneladas anuais que geram 70 milhões de euros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário