quinta-feira, 25 de junho de 2015

"Espero que não voltemos a cair nos entraves ambientais"

O presidente do Município de Vimioso, Jorge Fidalgo, espera que a construção da nova ponte sobre o rio Maçãs, não seja travada por questões ambientais.
Ponte românica rio maças algoso/matela
A construção da ponte que encurtará a ligação desta vila a Carção faz parte do “Plano de Proximidade 2015-2019” da Estradas de Portugal, lançado em Dezembro do ano passado. Já no passado mês de Março foi anunciada a antecipação do início de construção da ponte de 2019 para 2018, numa sessão que contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. 
Uma obra reclamada há décadas e que o autarca tem esperança que possa agora ser concretizada, anunciando que estará para breve assinatura do contrato com a empresa que irá assegurar a obra.  “A informação que temos é que estará para ser assinado o contrato com a empresa que vai fazer o projecto. 
A indicação que temos é que essa empresa pretende antecipar os prazos da apresentação do projecto e do estudo de impacto ambiental. Espero que não voltemos a cair nos entraves ambientais. Quer dizer, ou ficamos com o ambiente sem homem ou com o homem completamente isolado. Tem que haver o bom senso no sentido de verificar que um acesso rápido e seguro, que não será o ideal mas o possível, em função dos constrangimentos financeiros que o país atravessa”. Um investimento de cerca de 20 milhões de euros. 
A ponte terá uma extensão de 1,2 quilómetros, 9 metros de largura e duas vias, uma em cada sentido. 
A população do concelho, há décadas que reclama melhores acessos tendo existido vários projectos de traçados que acabaram por cair por terra, incluindo uma ligação que passava por Pinelo, defendida há mais de 50 anos. 
O autarca sublinha, no entanto, que este é o primeiro projecto que vai para além de intenções e espera que a promessa feita em Março se cumpra e que em 2019 a obra esteja concluída. “Quero sublinhar que nunca houve projecto, mas sim intenções de uma ligação. Apesar de, em 2009, o Secretário de Estado, na altura, o dr. Paulo Campos, ter vindo a Vimioso prometer esta ligação, a verdade é que nunca foi feita nenhuma ponte. E, mais que o secretário de Estado, foi o senhor Primeiro Ministro que aqui esteve, no dia 6 de Março, e que me prometeu, juntamente com o presidente da CCDRN, o professor Emídio Gomes, assim como o dr. António Ramalho, que havia dinheiro para a obra. O que está calendarizado é para que a obra esteja concluída em 2019”. 
Jorge Fidalgo frisa que o desenvolvimento do concelho tem sido penalizado pelas más condições das acessibilidades. 
Com a nova ponte, Vimioso deixará de fazer parte das localidades que estão a mais de 30 minutos de uma auto-estrada.   

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário