sexta-feira, 26 de junho de 2015

População de Mourão, Vila Flor, a braços com a Justiça devido a "Queima do Gato"

A população de Mourão, no concelho Vila Flor, Bragança, está a braços com a Justiça devido a uma tradição de São João denominada "Queima do Gato" que envolve um animal vivo.
A GNR confirmou à Lusa que iniciou diligências para identificar os autores no âmbito de um inquérito aberto no Tribunal de Vila Flor depois de várias denúncias. Também a associação de defesa dos animais Grupo Gato Urbanos anunciou hoje que vai avançar com uma queixa-crime no Departamento de Investigação e Ação Penal, constituindo-se como assistente do processo, "com o objetivo de levar à justiça os responsáveis e cúmplices e para que esta barbara e vergonhosa prática não se repita mais".

O ritual foi divulgado nas redes sociais onde se gerou uma onda de indignação que já fez eco na aldeia, onde a população garante que "nunca morreu nenhum gato" e que o último que foi sujeito a esta prática "está bem".

A "tradição" chegou ao conhecimento público através de um vídeo colocado nas redes sociais com a duração de cerca de cinco minutos que, segundo a descrição do Grupo Gatos Urbanos "mostra um gato colocado dentro de um recipiente de barro e levantado a alguns metros de altura, num poste".

"O poste vai sendo queimado e à medida que as chamas envolvem o recipiente com o animal lá dentro ouvem-se os gritos lancinantes do animal em sofrimento atroz. Quando o poste arde, projeta-se no chão, sendo que o animal cai de uma altura superior de três metros, fechado no recipiente a arder, recipiente esse que se estilhaça no chão", descreve.

Nesse momento "vê-se o gato em chamas a "gritar" agonizantemente enquanto a população ri, esbraceja e se diverte com o suplício do animal que corre em círculos, tentando alivio e fuga, desorientado em agonia extrema", continua aquela organização, indicando, que o crime foi denunciado pela Associação Midas.

A associação Grupo Gatos Urbanos informou que vai requerer "informações sobre o estado atual do animal alvo de sacrifício/maus tratos e que sejam efetuadas todas as diligências necessárias para a identificação dos promotores, autores e participantes deste crime".

"Nunca morreu nenhum gato e este está bem, a GNR já o veio ver", afirmou à Lusa Aida Alves, habitantes de Mourão que encara como "ridícula" a situação que está a gerar-se em torno do caso.

Com 80 anos, Aida Alves garantiu que desde sempre que existe esta tradição associada às festas de São João e que "há três ou quatro anos que é (usado) o mesmo gato".

Segundo contou à Lusa é um habitante da aldeia que tem gatos que oferece o animal para este ritual.

Aida Alves reconheceu que nesta festa o animal "queimou uma bocadinho o pelo", acrescentando que "a dona foi busca-lo, tratou-o e está bem".

"Está aí bem bonito, podem vir ver. Já cá veio a Guarda e já o viu", declarou.

Confrontada com a lei que pune os maus tratos e sofrimento infligido aos animais, Aida Alves responde com uma pergunta: "e não há lei para os cães abandonados que deixem por aí?".

As festas de São João são organizadas pelos poucos mais novos que mantém laços com esta aldeia de Trás-os-Montes "onde existem apenas meia dúzia de velhos", como disse à Lusa Aida, que teme que agora se acabe com a tradição e fiquem "cada vez mais abandonados".

HFI // JGJ
Lusa/fim

3 comentários:

  1. Neste país de brandos costumes isto está a tomar proporções desmedidas e agora os transmontanos são chamados de tudo e mais alguma coisa. Haja paciência.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de saber que milhares de cristãos estão a ser assassinados em todo o Mundo não significa que vou ficar indiferente perante tradições barbaras.
    Toda a criação de Deus merece o meu amor e respeito.

    ResponderEliminar
  3. Com tanta coisa importante a acontecer, dá-se importância a isto..?
    O gato não é queimado, raramente acontece ficar com marcas e nunca nenhum ficou incapacitado ou morreu, e ninguém mais que a população defende o gato, gente estupida que tem uma comunicação social ao seu nível. Quando os radicais islâmicos começarem a queimar a europa, vou ser eu a perguntar pelo gato. dassse . parabéns pelo blog que sigo com frequência, viva TRÁS-OS-MONTES

    ResponderEliminar