segunda-feira, 29 de junho de 2015

Torre de D. Chama inaugura espaço do cidadão e gabinete de apoio ao munícipe

A vila de Torre de D. Chama, no concelho de Mirandela tem agora um espaço do cidadão e um gabinete de apoio ao munícipe.
O secretário de estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, explica que esta é uma forma de aproximar os cidadãos de territórios de baixa densidade com os serviços da administrativa.
“A Administração pública, muitas vezes está longe das pessoas e temos agora uma oportunidade, nestas parcerias que estamos a formar com as autarquias, duma forma inovadora, de chegar mais perto das pessoas. 
Com este serviço as pessoas vão ter de deixar de ter que ir a Mirandela, ou Bragança, Chaves ou até Vila Real para tratar de certos assuntos”, sublinha o responsável. Marcar uma consulta, renovar a carta de condução, pedir uma certidão ou brevemente pedir uma receita são alguns dos serviços disponibilizados no espaço do cidadão.
O presidente da junta de Freguesia de Torre D. Chama, Fernando Mesquita, salienta que esta é uma forma de contrariar a tendência de encerramento de serviços e consequente perda de população que se tem verificado nas localidades do interior do país. “Trata-se de uma política um pouco diferente do que é habitual, em vez de encerrar serviços, abrimos que é isso que é necessário e estou convencido que essa política vai dar frutos no futuro. 
Já temos um Centro de Saúde, Bombeiros, GNR e agora o espaço do cidadão e gabinete de apoio ao munícipe, começamos assim a ter motivos para as pessoas se fixarem na nossa terra e as que estão fora possam regressar”, acredita o autarca. 
No mesmo dia, foram também inaugurados dois espaços do cidadão no concelho de Valpaços, nomeadamente em Carrazedo de Montenegro e Vilarandelo. 
Daqui a cerca de 15 dias, será inaugurado um espaço do cidadão em Torre de Moncorvo, estando a ser estudada a hipótese de alargar esta rede a mais municípios do distrito de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário