quarta-feira, 29 de julho de 2015

Bragança tem aberto o prazo da participação dos cidadãos na tomada de decisão sobre investimentos públicos municipais

Sabe o que é o Orçamento Participativo (OP) que a Câmara Municipal de Bragança abriu a todos os seus cidadãos?

É um processo de participação dos cidadãos na tomada de decisão sobre os investimentos públicos municipais, que visa o envolvimento de todos os cidadãos na definição da governação local, fomentando a promoção de uma cidadania mais activa, responsável, dinâmica e participativa. 

A Câmara Municipal de Bragança tem aberto o prazo da participação dos cidadãos na tomada de decisão sobre os investimentos públicos municipais através do OP. Residentes, estudantes ou trabalhadores que vivam no Concelho de Bragança têm agora uma palavra a dizer sobre investimentos municipais que considerem de interesse social fundamentado.

“O Orçamento Participativo de Bragança pretende envolver todos os cidadãos na definição das prioridades de governação local e na vida da comunidade local, fomentando a promoção de uma cidadania mais activa e responsável e de munícipes mais esclarecidos e interventivos”.

Carta de Princípios do Orçamento Participativo do Município de Bragança, foi aprovada na Reunião da Assembleia Municipal de Bragança, realizada no passado dia 30 de abril de 2015.

Cidadãos com idades entre os 16 e os 35 anos podem dar sugestões sobre o OP jovem que este ano dispõe de 40.000€ para fomentar projectos ou obras de interesse comunitário. Já o OP Geral encontra-se aberto à sugestão dos cidadãos com idade igual ou superior a 36 anos, dispondo de uma verba geral de 200.000€ para aplicação em investimentos concelhios.

As propostas dos cidadãos podem ser apresentadas através do Portal do OP  que o município dispõe para o efeito, sendo necessário que cada cidadão, efectue o registo previamente e que o mesmo seja validado pelo sistema informático da autarquia. Não são consideradas as propostas entregues por outras vias, nomeadamente por correio electrónico ou em suporte de papel. Em caso de dificuldade, poderá contactar o Município de Bragança, através do email participar@cmbraganca.pt.

Se dispõe de uma ideia de investimento municipal , tem agora uma excelente hipótese para participar no processo de gestão da polis brigantina. De 1 de julho a 16 de agosto será o prazo estipulado para a apresentação de propostas. Em 15 de setembro efectuar-se-á a divulgação da lista final dos projetos sugeridos e de 15 a 30 de setembro procede.-se-á à votação dos projectos apresentados pelos cidadãos.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário