sexta-feira, 31 de julho de 2015

Estudo sobre origens moncorvenses de Borges já se iniciou

O processo de investigação das raízes transmontanas do escritor argentino Jorge Luís Borges já se iniciou.
O protocolo foi assinado entre a embaixada da Argentina e a autarquia de Torre de Moncorvo, de onde se acredita que será originário o bisavô do escritor sul-americano. Os estudos vão ser coordenados pela Universidade Nacional de San Martin, na Argentina, e elaborados em colaboração com o município moncorvense.
De acordo com o embaixador da Argentina em Portugal, Jorge Arguello, será “uma pesquisa que levará algum tempo, mas passo a passo vai cumprir-se este objectivo”. “Tenho a expectativa de que antes do final do ano possamos ter as primeiras conclusões definitivas”, salienta. 
A investigação vai realizar-se do lado português, de forma a averiguar se Francisco Borges, o bisavô do escritor, partiu de Torre de Moncorvo rumo à Argentina. Uma pesquisa que vai ser desenvolvida por funcionários do município, nos “arquivos militares e de igrejas e hospitais em Portugal”. 
De acordo com embaixador Argentino, o estudo sobre as origens de um dos maiores nomes da literatura mundial, que fez parte do “boom” literário latino-americano, iniciado nos anos 60, deve ter “um impacto positivo, em termos jornalísticos e culturais”. “Os intercâmbios culturais entre os dois países vão ser muito reforçados”, acredita ainda Jorge Arguello. 
Jorge Luís Borges nasceu na Argentina em 1899 e, apesar de nunca se ter apurado com certeza, reconheceu as suas raízes transmontanas. Falta agora comprovar se as suspeitas do escritor argentino se confirmam. 
A investigação vai ser financiada em conjunto pela universidade argentina e o município de Torre de Moncorvo. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário