segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sistema de Mobilidade do Tua está a concurso

Já foi aberto o concurso para o Plano de Mobilidade do Tua, que prevê um sistema de transportes intermodal para ligar a estação do Tua, no concelho de Carrazeda de Ansiães, a Mirandela.
O concurso lançado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua implica concessão da concepção, construção e exploração deste trajecto. José Silvano, director da Agência que inclui os concelhos de Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Mirandela e Murça, considera que “este é um passo decisivo” para este processo. “Este passo vai-nos demonstrar se há viabilidade económica para que um particular possa explorar este projecto de mobilidade como nós definimos”, refere o responsável. 
O sistema que vai a concurso implica ligações de transporte rodoviário, fluvial e também ferroviária. “Vamos agora ver se há interessados, porque à agência o que interessa não é quem explora, é a gente que a mobilidade pode trazer aos nossos concelhos”, considera José Silvano. 
Os interessados em explorar o trajecto podem apresentar as suas candidaturas, até 27 de Agosto. José Silvano espera que surjam candidatos privados, uma vez que para além do financiamento de 10 milhões da EDP, o plano de mobilidade do Tua, no valor de mai de 30 milhões de euros, tem “garantia de elegibilidade da candidatura a apoios comunitários”. Grande parte da centenária linha do Tua foi desactivada em 2008, após vários acidentes. 
O concurso para construção e exploração da ligação entre a estação do Tua e Mirandela pretende retomar o transporte de passageiros nesse trajecto. 
As candidaturas terminam a 27 de Agosto, começando no dia seguinte o período de apresentação de propostas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário