segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros vai manter Atividades de Enriquecimento Curricular

As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) desenvolvem-se no Pré-escolar e 1º Ciclo como aprendizagens pedagogicamente ricas, ligadas à aquisição de competências básicas pelos alunos e complementares aos currículos obrigatórios.

A Câmara Municipal mantém-se como entidade promotora das AEC’s no concelho de Macedo de Cavaleiros, apesar do despacho governamental de 2013 que alarga a possibilidade de promoção a entidades como Agrupamentos de Escolas, Associações de pais e encarregados de educação ou Instituições particulares de solidariedade social.

“Fazemos um grande esforço financeiro para manter a nossa responsabilidade nas AEC’s. Fazemo-lo com a preocupação primeira de ter um complemento educativo importante às crianças e alunos, que sempre seria assegurado, e de possibilitar que mais de duas dezenas de professores mantenham o seu posto de trabalho”, assegura o Vereador José Luís Afonso. São, atualmente, 22 os professores com contratos de trabalho com a autarquia e afetos às AEC’s, “todos eles com uma grande experiência, acumulada ao longo de anos a desempenhar estas funções, além de que, muitos deles já têm ou começam a constituir uma família, são ou estabeleceram-se em Macedo de Cavaleiros e, como é natural, a Câmara Municipal tem também essa preocupação social”, acrescentou o Vereador com o pelouro da Educação.

As AEC’s integram a Atividade física e desportiva, o Inglês, a Música e a Educação Visual e Tecnológica, integrando o horário normal das atividades educativas na educação pré-escolar, e as atividades curriculares no 1º Ciclo, em todos os estabelecimentos do concelho. Os 22 professores, além de realizarem a vigilância em todos os transportes escolares, asseguram as atividades e a componente de Apoio à Família antes e depois do período letivo diário, possibilitando, por exemplo, as aulas de cavaquinho ou o estudo acompanhado no 1º Ciclo.

A relação laboral da Câmara Municipal com estes 22 professores das AEC’s possibilita ainda um importante trabalho de desenvolvimento social e desportivo junto da comunidade. Nos 6 Centros de Dia do concelho são desenvolvidas atividades semanais de desporto e música. O apoio na componente musical alarga-se também à Cercimac.

Na área desportiva, são disponibilizados professores ao Grupo Desportivo Macedense (GDM) e Clube Atlético, para o apoio às camadas jovens. Este apoio vai ser essencial para que, já este ano, no GDM surja uma equipa feminina de Basquetebol e o Clube de Ciclismo de Macedo avance com o projeto da Escolinha de Ciclismo.

Salienta-se ainda que o trabalho dos professores das AEC’s é determinante para o desenvolvimento de projetos como o “TokaBulir”, “Macedo Mexe – Férias em Movimento”, o alargamento da oferta de atividades no “Idade Maior/Idade Melhor” e a formação de inglês aos motoristas da autarquia. 

NI CM Macedo de cavaleiros (Nélio Pimentel)

Sem comentários:

Enviar um comentário