sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Bragança apresenta rota "Biourb"

Preservar a arquitectura tradicional através de uma rota turística ao longo da fronteira entre Portugal e Espanha é o objectivo da Biourb. O projecto foi apresentado ontem, em Bragança.
A iniciativa transfronteiriça envolve os município de Freixo-de-Espada à Cinta, Mogadouro, Vimioso e Bragança do lado português, e Castela e Leão em Espanha. 
Trata-se de um conjunto de quatro itinerários onde é possível ver exemplos da arquitectura tradicional, que segundo Filipe Romero, arquitecto do Instituto da Construção de Castela e Leão e um dos responsáveis pelo projecto, está em vias de se extinguir. “ A arquitectura tradicional está em risco de desaparecer e penso que, aos pouco, temos que a valorizar para que não se perca”, frisa o arquitecto. 
Quem fizer a rota Biourb vai conhecer perto de 100 edificações de interesse especial inventariadas de acordo com o seu comportamento bioclimático e adaptação às condições do território.
No futuro o projecto pretende reabilitar edifícios usando técnicas tradicionais. Os itinerários da Biourb estão devidamente sinalizados e toda a informação está disponível na internet.São vários os parceiros deste projecto, que custou cerca de 600 mil euros, e conta com apoio de fundos comunitários (FEDER). 

Escrito por Brigantia


Sem comentários:

Enviar um comentário