sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mosaicos de 70 mil euros embelezam batistério da Catedral de Bragança

A catedral de Bragança tem um novo conjunto de painéis de azulejos. A criação artística é da responsabilidade da pintora Ilda David e do escultor Manuel Rosa. Os materiais e execução da obra representam um investimento de cerca de 70 mil euros, que ficou a cargo dos Municípios de Bragança e de Mirandela.
“Num diálogo que estamos a realizar com os artistas, como o Mestre José Rodrigues, Cláudio Pastro e do Pe. Marko Rupnik, prosseguimos com estes artistas, que aceitaram a criação dos mosaicos para o batistério, com o apoio para os custos necessários à obra como os materiais e execução da parte dos municípios de Bragança e Mirandela”, esclarece.
O bispo da Diocese Bragança - Miranda, D. José Cordeiro, explica que a catedral tem vindo a ser preenchida com várias obras de arte que surgem através da colaboração com pintores e escultores e com o apoio dos municípios do distrito. A obra de arte tem o nome de “Epifania da Graça” e é composta por pedaços de pedra que vieram de países como o Brasil, Índia, China, Bélgica ou Espanha e também mármores e calcários portugueses. Dividem-se em três grandes painéis. “O painel central do batismo de jesus com o castanheiro, que é emblemático na nossa região, o painel do anjo da vida com a árvore da amendoeira e o painel dos discípulos de Emaús com a oliveira, num diálogo e inter-relação dos mistérios da vida de cristo, que são a origem da graça da vida dos cristãos”, descreve D. José Cordeiro.
Na inauguração dos painéis foi também apresentado o Livro “Eu e a Catedral”, da autoria de Baldomiro Soares. Trata-se da biografia de Carolino Outor, um emigrante nos Estados Unidos, natural de Alfândega da Fé. 
Carolino Outor foi um dos principais mecenas da catedral, contribuindo para que a obra fosse retomada depois de 15 anos parada por falta de apoios financeiros, e tendo oferecido ainda o carrilhão de 16 sinos do templo. Um contributo também para esclarecer um pouco do percurso da catedral, que, confessa D. José Cordeiro, foi uma longa história. A última tentativa de construção da catedral começou em 1981 e terminou 20 anos depois. 
Após concluída, têm sido vários os artistas que contribuem para enriquecer o interior do templo. Depois dos painéis de azulejos de Ilda David, a próxima doação será da pintora transmontana Graça Morais que irá pintar os vitrais da catedral. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário