segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Américo Pereira acusa ICNF de querer desertificar o nordeste transmontano

O segundo Conselho do Povo Transmontano, organizado pelo Movimento DART (Defender, Autonomizar e Rejuvenescer Trás-os-Montes, que decorreu no passado sábado em Vinhais, ficou marcado pelas fortes críticas ao ICNF e à forma como está a ser gerido o Parque Natural de Montesinho, desta vez protagonizadas pelo presidente do Município de Vinhais e da CIM Terras de Trás-os-Montes. Américo Pereira, não tem dúvidas que o objectivo do ICNF é desertificar a região".
“O ICNF tem como missão, de há uns anos para cá, desertificar o nordeste transmontano e toda a região abrangida pelo Parque Natural de Montesinho. 
É verdade que está a dar cumprimento a uma legislação mas também é verdade que são os responsáveis do ICNF que proíbem que essa legislação seja alterada, de forma a que as coisas possam funcionar de outra maneira. 
As coisas só podem funcionar de outra maneira, alterando os planos de ordenamento e chamando novamente as populações para a gestão dos parques”, considera o autarca. 
O autarca vai mais longe ao afirmar que a legislação actual do Parque Natural de Montesinho em vez de incentivar à preservação da natureza, leva a que os agricultores se revoltem e por vezes, a destruam. 
Declarações no âmbito do segundo Conselho do Povo Transmontano dedicado às Áreas Protegidas, Cidadania, Desenvolvimento e Cooperação Transfronteiriça. Este foi o segundo debate sobre o tema promovido pelo Movimento DART. 
O primeiro decorreu em Varge no passado dia 7. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário