sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Habitação, emprego e discriminação são problemas a ultrapassar na comunidade cigana

Debater os desafios das comunidades ciganas o objectivo do Seminário “Conhecer para compreender, empreender, participar e incluir” que esta quinta-feira decorreu em Vinhais.
A integração foi um dos temas discutidos.
De acordo com Idalina Brito, coordenadora do Núcleo de Local de Inserção da Segurança Social da vila, as condições de habitabilidade e o emprego constituem as principais áreas com necessidades de melhoria, o que implica o empenho de várias entidades.
“No âmbito da segurança social, da escola quer do IEFP tem havido algumas acções de formação e de apoio, mas isso não basta. As pessoas têm de tomar a iniciativa e tem de haver de trabalho fixo e melhorar as condições de habitabilidade”, com especial atenção para a comunidade de Penhas Juntas, que “vive num bairro com poucas condições de habitabilidade”, refere.
Carlos Nobre, do gabinete de apoio às comunidades ciganas, do Alto Comissariado para as Migrações, incitou a região a apresentar projectos ao Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, que tem como objectivo financiar programas de combate à discriminação desta população e de apoio à sua integração. 
O responsável destacou ainda que pela primeira vez um programa de fundos comunitários tem um programa operacional para a inclusão social e emprego, que tem uma dotação total de 3 milhões de euros e que deve ser aproveitado no distrito. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário