quarta-feira, 25 de novembro de 2015

IPB vai receber I Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias

A inovação no setor primário estará em destaque no I Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias (CNESA), que acontece a 2 e 3 de dezembro em Bragança, e que reúne duas centenas de investigadores.

«Demonstrar que o setor primário inova, que se produzem novos produtos, que se descobrem novos fins para produtos típicos, e que há uma relação próxima entre o setor e as escolas superiores agrárias (ESA), são alguns dos objetivos deste que é o maior encontro nacional na área», explica Albino Bento, da organização do I CNESA. 

«A investigação nesta área está muito forte, e em muito se deve ao ensino superior politécnico: é indiscutível o papel dos projetos de investigação desenvolvidos nas ESA e a inovação no setor. A agricultura de hoje é muito diferente, produz bem e eficazmente, e temos em Portugal verdadeiros líderes neste setor, em diversas áreas, com impacto relevante, nomeadamente do ponto de vista económico, nas regiões e no País», atesta o docente.

«As ESA acompanham esta evolução com investigação de qualidade, em cooperação com os atores do setor, com as diversas fileiras de produção, com os produtores e com as regiões onde se inserem, da qual resultam oportunidades interessantes para explorar. Não é à toa que existem cada vez mais pessoas a voltar à terra, nomeadamente jovens, com projetos novos e de sucesso», acrescenta ainda Albino Bento.

Além de partilhar e explorar projetos de investigação, o Congresso Nacional das ESA pretende ainda identificar novas tendências do setor, e promover projetos conjuntos entre instituições. Os temas a debate debruçam-se sobre áreas como a agronomia, ciência animal e zootecnia, ambiente e recursos naturais, ciência e tecnologia alimentar.

O I Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias decorre a 2 e 3 de dezembro no Instituto Politécnico de Bragança, e reúne mais de 200 investigadores, das oito escolas superiores agrárias portuguesas, de Bragança, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre, Viana do Castelo e Viseu. Mais informações disponível aqui.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário