sábado, 26 de dezembro de 2015

Alfândega da Fé esteve na Cimeira do Clima que este ano abordou a Estratégia de Combate às alterações climáticas

O Município de Alfândega da Fé foi selecionado, por representantes do ICLEI – Local governments for sustainability, para apresentar a estratégia de planeamento da adaptação às alterações climáticas que se encontra a ser delineada pelo município, em parceria com a IrRADIARE.

Esta apresentação decorreu durante a Conferência do clima- COP21, que se realizou em Paris. No contexto desta conferência foram apresentados projetos locais e regionais do programa do ICLEI - Transformative Actions Programme (TAP).Em Portugal, apenas dois municípios foram selecionados para esta iniciativa. 

Das centenas de projetos de todo o mundo Alfândega da Fé foi um dos 120 municípios selecionados para apresentar a sua estratégia a um conjunto de entidades internacionais. A estratégia de combate às alterações climáticas de Alfândega da Fé compreende um conjunto de ações que visam a adaptação ou mitigação dos efeitos destas alterações. São ações no âmbito da Educação e sensibilização ambiental; da sensibilização para a população em geral; da monitorização, avaliação e vigilância; das Infraestruturas Verdes/Arborização urbana; da gestão sustentável da floresta; do Ordenamento e gestão dos recursos fluviais e que incluem também uma atenção particular para novas espécies florestais e agrícolas, um plano de contingência para as ondas de calor e controlo de pragas e doenças agroflorestais. Estratégia que reflete a preocupação do município com o desenvolvimento sustentável do concelho.

A apresentação, que decorreu no Pavilhão das Cidades e Regiões a par das negociações internacionais relativas ao clima, reuniu governos locais e regionais bem como instituições financeiras, tendo ainda sido disponibilizado um fórum para a mobilização de recursos, a par da criação de parcerias para implementação de ações de relevância no domínio das alterações climáticas. 

A iniciativa Transformative Actions Program (TAP) resultou de um esforço inclusivo e de cooperação realizado por redes de governos no sentido de melhorar o acesso aos fluxos de capital para cidades e regiões assim como maximizar o investimento no desenvolvimento urbano de baixo carbono e resilientes e em processos de governancia. 

O TAP foi lançado e é gerido pelo ICLEI – Local Governments for Sustainability. Os principais objetivos consistem em apoiar o investimento em ações climáticas em áreas urbanas nos próximos 10 anos; alargar o âmbito e a qualidade da ação climática local e regional; criar mecanismos de suporte para cidades e regiões; contribuir para a elaboração de novos mecanismos de financiamento; fomentar a confiança entre governos e instituições financeiras e investidores; apoiar a monitorização e o reporte regular da implementação de projetos; encorajar a cooperação e governância a diferentes níveis; aumentar a visibilidade das ações climáticas e desenvolver mecanismos de auxílio como sendo o planeamento de oportunidades de financiamento e a identificação de obstáculos.

Todos os anos, no decorrer das reuniões da COP, são selecionados e apresentados projetos da iniciativa TAP. Estes projetos são caracterizados por serem ambiciosos, multisetoriais, inclusivos e inovadores no que respeita às ações de adaptação ou mitigação consideradas. Este ano, o município de Alfândega da Fé foi um dos 120 municípios selecionados para apresentar a sua Estratégia, aquando do lançamento do Programa TAP na Conferência do Clima em Paris 2015.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário