segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Artes, ofícios e sabores são oportunidade de negócio em Vimioso

No concelho de Vimioso, as artes, ofícios e sabores procuram seguidores e assumem-se como uma oportunidade de emprego.
Um dos artigos que marca a diferença no artesanato do concelho é o “escrinho”. Um cesto feito a partir de caules de silvas e de palha. 
A localidade de Vilar Seco é uma das que tem uma maior tradição na arte dos escrinhos. Foi lá que Rosa Delgado, de 60 anos, aprendeu a fazer estes objectos através de um curso de formação. Agora já trouxe os seus escrinhos para a feira de Artes, Ofícios e Sabores que decorreu este fim-de-semana em Vimioso mas admite que é uma arte difícil e pouco rentável. "Dá muito trabalho porque é preciso trabalhar muito nas silvas e depois na palha no Verão, porque a silva é preciso cortá-la, tendo em conta a fase da lua porque ela toma bicho ,como lhe chamam 'caruncho' e a palha é ceifada no verão. A silva é cortada e depois faz-se em quatro, tem de se lhe tirar o pico e depois é aberta em quatro para tirar a miola, porque tem uma miola por dentro para ficar mais maneável. Depois fazem-se os novelos para cozer e fazem-se os cestos com palha centeia ", conta a artesã. 
Mas se esta arte parece começar a ter alguns seguidores, o ofício de caldeireiro não tem, para já a mesma sorte. 
Delmiro Gonçalves, de 80 anos, é o único artesão a trabalhar o cobre, que se conhece no concelho de Vimioso e o artesão acredita que será mesmo um dos poucos caldeireiros de Trás-os-Montes." Praticamente, sou só eu a fabricar aqui no nordeste. Já se sabe que não é fácil dar-se seguimento a isso", acrescenta o caldeireiro. Já na gastronomia, encontram-se alguns seguidores dos sabores de Vimioso. 
É o caso de Fernanda Pinto, de 41 anos, natural do Porto que viu nos produtos regionais, especialmente nas compotas, uma oportunidade de negócio. " Quando casei e vim para cá, vi que havia muito desperdício de fruta e achei que era muito mau haver tanta coisa a desperdiçar e era uma oportunidade de eu poder trabalhar também e tem sido. Tem-se vendido bem lá para o Litoral. Fui fazer uma formação de chocolates , como não tinha conhecimento sequer sobre chocolates e depois a seguir fiz a formação também de compotas e licores , azeites aromatizados , frutos secos, biscoitos e um bocadinho de tudo ", disse Fernanda Pinto. 
Pela 16ª vez, o Município de Vimioso divulgou as artes, ofícios e sabores num certame que se estima que tenha contado com a presença de mais de 15 mil pessoas. 

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário