quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Festival GEADA encerra hoje com o “Enterro do Velho”

Arte, cultura e tradição são as palavras de ordem por estes dias em Miranda do Douro.

Pelo sétimo ano realiza-se o Festival Geada, um evento que une a música aos costumes da região, mostrando os tradicionais rituais de inverno e divulgando a língua e cultura Mirandesas, como enuncia Fernando Belezas, coordenador da comissão organizadora do Festival Geada.

“No primeiro dia tivemos a Roda das Adegas que permitiu conhecer a gastronomia Mirandesa de inverno, assim como os produtos tradicionais, e o no ultimo dia temos o ritual de passagem de ano que é o Enterro do Velho que consiste num desfile que inicia no Largo do Castelo e finda no Largo Dom João III, onde se “queima” o ano velho e se faz o ritual de passagem para o ano novo. Durante os quatro dias da programação temos grupos de música tradicional Mirandesa, também as tradições da região representadas pelos Pauliteiros e as Pauliteiras de Miranda. Durante o dia funcionam os workshops e as oficinas de pauliteiros onde se ensina aos participantes as danças tradicionais Mirandesas.”

O Festival está a superar as expetativas dos organizadores e parece que, veio mesmo, para ficar.

“O Festival está a exceder todas as expetativas. No primeiro dia tivemos cerca de 500 visitantes, o mesmo número de pessoas que tivemos no dia 29 e esperamos ter um aumento de participantes nestes dias.

Está a ser melhor que os outros anos, a adesão aumentou e parece que o festival veio mesmo para ficar.”

Hoje é o último dia do certame e os participantes vão ter a oportunidade de participar no “Enterro do Velho”, uma ritual de passagem para o novo ano.

O Festival é organizado pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa e pela Comissão Organizadora do Geada, em parceria com outras entidades regionais e nacionais.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário