terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Galandum Galundaina apresentam “Quatrada”

A banda mirandesa, que mais tem levado a região e a língua mirandesa pelos quatro cantos do mundo, escolheu o Teatro Municipal de Bragança para apresentar o seu novo trabalho, no passado sábado.
Um disco fiel à música de raiz, como os músicos fazem questão de assinalar, embora com uma sonoridade mais densa ao nível das percussões. 
Há instrumentos como o pandeiro, “que em alguns temas chega mesmo a tirar a vez ao tamboril e ao bombo”, como refere Alexandre Meirinhos, um dos elementos dos Galandum. Os outros elementos são o seu irmão, Paulo Meirinhos e Paulo Preto, todos mirandeses. 
O mais recente elemento é João Pratas, que apesar de ser de Coimbra, sente-se já adoptado pela região e pelas gentes. Marca também os vinte anos de existência dos Galandum Galundaina que têm já um ano com agenda cheia para 2016.  Quatrada, assim se intitula o disco, que para além de ser o quarto álbum dos Galandum, é também o nome que se dá “a um grupo de quatro pauliteiros e também o número quatro em mirandês, mas que não é conhecido em lado nenhum”, destaca Paulo Preto. 
O músico considera que “este disco traz uma sonoridade mais densa, mesmo em termos de instrumentos, o uso da gaita-de-foles tem uma extensão melódica e até com uma escala cromática e a fusão com os outros instrumentos que já são usados é uma das características, outra é a densidade das percussões, as harmonias vocais e dos instrumentos têm um outro trabalho mas mais cuidado”. O disco “está na mesma linha, mas muito mais rica”, frisa ainda Paulo Preto. A Quatrada conta com 11 músicas, algumas delas com vídeo, como é o caso do tema “Para namorar morena”, que já pode ser visto no “youtube”. 
O disco conta ainda com a participação especial dos Clã, tendo Manuela Azevedo a dar voz, em língua mirandesa, ao tema “Tanta pomba” e de Zeca Medeiros que interpreta o “Siga a malta”, com letra de Amadeu Ferreira. 
Este disco, à semelhança dos anteriores, tem a chancela da editora Açor, de Emiliano Toste, onde também foi gravado. 
Os Galandum Galundaina fazem parte dos roteiros internacionais da música folk e da “world music”, tendo passado por festivais em países como a França, Itália, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Cuba, Brasil, México ou mesmo Malásia. 
O próximo ano vai ser cheio para os Galandum, uma vez que no âmbito dos vinte anos de vida do grupo estão já agendados concertos marcados para Vila Real, a 5 de Fevereiro, e no dia 27 do mesmo mês, para Bragança, no Teatro Municipal, com a banda militar do Porto e o Círculo Portuense de Ópera, partindo depois para outras cidades portuguesas e estrangeiras nos meses seguintes. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário