terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Houve aumento “exponencial” de casos de violência contra idosos no distrito de Bragança

Há cada vez mais denúncias de casos de violência doméstica no distrito de Bragança. De acordo com Teresa Fernandes, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica Distrital, as queixas referentes a maus tratos na terceira idade têm sofrido “um aumento exponencial”.
“Temos assistido a um aumento do número de participações. Há faixas etárias que têm um aumento exponencial, sobretudo a terceira idade. Em 2014, atendemos 298 vítimas, das quais 182 casos são novos, e atendemos formalmente com queixa apresentada 38 casos, em que as vítimas eram pessoas idosas”, frisa. Uma realidade que vai ser combatida através de um programa específico destinado aos idosos.
A psicóloga do núcleo incluído na Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança revela que uma nova casa abrigo deverá começar a ser construída na cidade já em 2016.
“Em 2012, a ASMAB conseguiu pôr no papel a ideia da construção de uma nova casa abrigo, a que existe, da Santa Casa da Misericórdia só tem 5 vagas, o que é insuficiente para responder a todos os pedidos. 
Foi inicialmente atribuído um terreno, que não estaria muito adaptado às exigências de uma casa abrigo, e tivemos de criar uma alteração à planta do projecto. Mas hoje temos a planta, um terreno designado e também a aprovação em PIDACC do financiamento, numa percentagem significativa. 
Em meados de 2016, vamos avançar com a construção para termos o mais depressa possível esta casa em funcionamento, que terá 30 vagas. O orçamento previsto é de 800 mil euros”, avança. 
Para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Doméstica contra as Mulheres, que acontece a 25 de Novembro, o núcleo realiza este ano uma gala solidária. O evento que sobe hoje ao palco do Teatro Municipal de Bragança, às 21h, pretende alertar para o fenómeno. Paralelamente aos espectáculos, haverá a leitura de histórias de vida reais de vítimas. 
A 1ª gala contra a violência doméstica tem um cariz solidário, a venda de bilhetes reverte integralmente a favor da construção da casa abrigo. 

Escrito por Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário