terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Portugal e Espanha querem investir 3 ME na Reserva da Biosfera Meseta Ibérica

O agrupamento de cooperação transfronteira ZASNET anunciou hoje que vai candidatar a fundos comunitários projetos de três milhões de euros para promover o território ibérico declarado há meio ano Reserva da Biosfera pela UNESCO.

O montante destina-se a concretizar o plano de ação da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica com um território equivalente à área de atuação do agrupamento, que reúne municípios do distrito de Bragança, em Portugal, e de Salamanca e Zamora, em Espanha.

A classificação, em junho, pela UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura, deste território como Reserva da Biosfera "representa um "selo" de excelência e uma oportunidade de promoção do território", segundo os responsáveis.

De acordo com a presidente do ZASNET, Berta Nunes, o que se pretende com esta candidatura é "concretizar um plano de ações a trabalhar no território com as pessoas e alcançar resultados visíveis".

A candidatura será submetida "até 22 de janeiro aos fundos comunitários", nomeadamente ao programa de apoio às zonas de fronteira, o INTERREG, e aposta na "prevenção de riscos e melhoria da gestão dos recursos naturais, elegendo como prioridade de investimento, o desenvolvimento do património cultural e natural".

O plano de ação traçado prevê "a criação de uma marca de qualidade turística inovadora, com a certificação Biosphere do ITR, para todo o território, que pode e deve ser usada por entidades públicas e privadas".

Prevê ainda a gestão integrada de recursos e potencialidades, que inclui a candidatura a Património da Humanidade das Máscaras e Festas de Inverno de toda a zona da fronteira.

Segundo informação divulgada pelo ZASNET, o Governo espanhol já declarou as Festas de Inverno e Carnaval como Património Cultural e Imaterial do país e, do lado português, esse trabalho também está em curso, a cargo Direção Regional de Cultura do Norte.

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica engloba 12 municípios do Nordeste Transmontano, 48 da província de Zamora e 27 da província de Salamanca.

A candidatura a fundos comunitários pretende sinalizar todo este território "para atrair turistas, aumentar o sentimento de pertença da população e almeja fixar pessoas para viver e trabalhar, apostando na valorização económica dos ativos do património natural e cultural".

A ideia é também envolver a população com o projeto Cidadania para "levantamento de entidades e capacidades existentes no território, recolha de testemunhos, histórias, tradições e saber-fazer, participação da comunidade em ideias e projetos, realização de encontros e sessões plenárias ou a organização do Festival Meseta Ibérica e Rede de Voluntariado".

O plano é também direcionado para o desenvolvimento do mundo rural com medidas que "procuram otimizar recursos, criar novas oportunidades de negócio e qualificar a população".

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário