sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Presença do Mensageiro de Bragança na região assinalada com exposição em 12 concelhos

A história do achado com mais de 350 anos encontrado em Sambade, Alfândega da Fé, ou a primeira página com a notícia do falecimento do Abade de Baçal, em novembro de 1947, são alguns dos momentos que poderão ser recordados, ao longo dos próximos meses, numa exposição patente em simultâneo nos 12 concelhos do distrito de Bragança já a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro.
Esta é a ação que marca o encerramento das comemorações dos 75 anos de publicações ininterruptas do jornal diocesano, fundado a 1 de janeiro de 1940 por D. Abílio Vaz das Neves, e que tem sido mantido com o esforço e dedicação de muitos. Ao todo, são 200 painéis que evocam alguns dos momentos mais marcantes na região, nos seus 12 concelhos, como a elevação de Macedo de Cavaleiros ou de Mirandela a cidade ou a presença da imagem peregrina de N. Sra. de Fátima na diocese, há 50 anos, pelos olhos do Mensageiro de Bragança.
Reviva algumas das notícias mais importantes dos últimos 75 anos, recorde as personagens que ajudaram a fazer a história do distrito de Bragança.
A exposição, que conta com o patrocínio da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, estará patente mesmo nos três concelhos da CIM Douro, Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta, nos Paços do Concelho ou nos Centros Culturais.
Esta é uma forma de o Mensageiro se abrir à comunidade e agradecer o apoio da região e das autarquias ao longo da sua existência.
Ao longo de 2015 foram várias as iniciativas que serviram para assinalar o aniversário do jornal mais antigo do Nordeste Transmontano, que tem o arquivo completo digitalizado. Em janeiro, a administração e direção do jornal foi recebida em audiência privada pelo Papa Francisco, na Santa Sé e, em maio, uma sessão solene reuniu os autarcas da região para discutir as potencialidades do Nordeste Transmontano. Em outubro, foi lançado um livro que compila algumas das notícias mais importantes dos últimos 75 anos e do qual partiu esta mostra.
A exposição pode ser visitada, de forma gratuita, ao longo dos próximos meses.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário