sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Abertura do Festival do Butelo e das Casulas

Durante o fim de semana a Praça Camões em Bragança põe em destaque o fumeiro transmontano e produtos endógenos da região



Já começou o Festival do Butelo e das Casulas, em Bragança, com expositores de fumeiro, pela primeira vez na Praça Camões, e ementas dedicadas a estes dois ingredientes, nos restaurantes aderentes. 
Dos 20 expositores presentes na tenda instalada na Praça Camões, muitos já participaram em edições anteriores do festival. 
Os produtores concordam que o enchido está agora mais divulgado. E esperam a visita de muitos turistas este fim-de-semana. “Temos tido muitos visitantes da vizinha Espanha. É um produto que apreciam muito. Nos outros anos tivemos muitos visitantes, também de várias localidades do país, como Lisboa, Porto ou Coimbra”, constata Alice Carpinteiro. 
Já Susana Amaral considera que “o butelo já é um enchido bastante conhecido e com fama a nível nacional", acrescentando que "há muita gente que procura este enchido, quer na feira, quer nos restaurantes" e que se nota "que agora há um maior conhecimento daquilo que é o butelo". 
Por sua vez, Conceição Rodrigues acredita que “a maior parte das pessoas ainda não conhece o butelo, que é bem característico do distrito de Bragança". A produtora de Caravela, no concelho de Bragança, sublinha a importância da realização do festival "para divulgar o produto, não só em Portugal, mas também além fronteiras". Este ano há mais expositores, o espaço é maior e há também, pela primeira vez, expositores de outros concelhos do distrito. O butelo é tradicionalmente um prato que faz parte da mesa de Carnaval dos transmontanos. O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, explica que há, no entanto, a preocupação de antecipar o festival, de forma a que não coincida com outras iniciativas promovidas na época carnavalesca pelos vários municípios do distrito. “A nossa vontade era conseguirmos fazer a iniciativa na altura do Carnaval mas, estamos incluídos num território onde acontecem mais iniciativas nessa altura, e não queremos competir uns com os outros. Queremos que seja um território competitivo mas, no seu conjunto, e que a competição não aconteça entre vilas ou cidades, dentro do mesmo território”. 
Durante os três dias da iniciativa há também animação de rua com caretos e gaiteiros. A quarta edição do Festival do Butelo e das Casulas é organizada pela Câmara Municipal, em colaboração com a Confraria do Butelo e da Casula e também da Fundação Rei Afonso Henriques, com o objectivo de potenciar a promoção do evento do lado espanhol. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário