terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Azeite é motor do futuro da região

O azeite é um setor em expansão em Trás-os-Montes e pode, cada vez mais, ser um motor de desenvolvimento da região.

Atualmente, há 12 lagares a laborar, nos distritos de Bragança e de Vila Real, pertencentes a cooperativas, aos quais se juntam os privados.

Maria Antónia Figueiredo, secretária-geral adjunta da CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, revela que os projetos para investir no setor proliferam, e que podem estar a contribuir para fixar jovens.

Produzir azeite em Trás-os-Montes pode ser, em alguns casos, mais caro do que, por exemplo, no Alentejo, devido à dimensão das culturas, às especificidades dos solos e ao uso das variedades regionais, que exigem outro tipo de tecnologia associada. Ora, não é este necessariamente um problema, desde que se repercuta no preço final, explica Maria Antónia Figueiredo, ou que haja mais incentivos agrícolas associados.

Outra forma de rentabilizar as colheitas é a modernização tecnológica, o que já está a acontecer na região.

E a exportação é um caminho para escoar o produto. A Ásia, os Estados Unidos e o Brasil são mercados apetecível, e há que saber aproveitar as oportunidades que estão a surgir.

Declarações ontem, à margem do Encontro de Cooperativas Olivícolas, em Macedo de Cavaleiros. Nesta reunião ensinou-se também os agricultores a estarem preparados para o controlo e as fiscalizações aos lagares de azeite.

Escrito ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário