terça-feira, 26 de janeiro de 2016

COUSAS DA NOSSA MEMÓRIA…. GUARDADAS NO BAÚ

Quando arrumava uns papeis, apareceu uma folha do JN – Jornal de Noticias do dia 9 de Fevereiro de 2005, com uma noticia do Eduardo Pinto, respeitante a Carrazeda de Ansiães, cujo título me deixou profundamente emocionado, que diz o seguinte: - “CARRAZEDA DE ANSIÃES TEM FÉ EM S. LOURENÇO” cito “Recuperação das velhas termas é uma das apostas para o desenvolvimento”. 
Depois de muitos anos à espera, a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães conseguiu, finalmente, o contrato de exploração das Caldas de São Lourenço. Essa licença significa que foram reconhecidas as qualidades mineromedicinais das águas sulfurosas que ali brotam. São aproveitáveis e recomendáveis, diz o autarca Eugénio de Castro. “Águas sulfúreas fluoretadas e “milagrosas”. O caudal da água que brota em S. Lourenço é de cinco mil litros por hora. Provém de um aquífero com circulação profunda, a uma temperatura que ronda 31 graus na nascente e cerca de 34 graus nos dois furos feitos recentemente. Foram classificadas como águas sulfúreas fluoretadas mesotermais típicas, apresentando ph alcalino. Depois de aturados estudos médico-hidrológicos, os especialistas chegaram à conclusão que as águas são recomendadas para o tratamento de doenças relacionadas com: sistema muscular, aparelho cárdio-vascular, sistema ósteo-articular, aparelho respiratório, aparelho urinário, aparelho digestivo, sistema nervoso, fígado, pele e imunidade. E contribui, ainda, para a regulação dos metabolismos proteico, lípido e glucídio. Águas quase “milagrosas”… Apesar de tudo, o edil pretende avançar imediatamente com o desenvolvimento dos projectos agendados para o S. Lourenço. “A burocracia é grande, pelo que uma obra no terreno, mesmo depois de lançada, demora sempre seis ou sete meses”… Será aberta uma nova rua e instaladas condutas de água e saneamento básico. “Se calhar, a recuperação do S. Lourenço é a única obra para a qual temos dinheiro, disponível neste momento” realça o autarca. Fim de citação. 
Ainda na página do Jornal de Notícias a que temos vindo a fazer referência, com o sub-título viver melhor – na seccão Património e Natureza “Recuperar. A Câmara vai propor aos proprietários a recuperação das casas de S. Lourenço, sob pena de ser a própria autarquia a intervir, numa etapa posterior. Admite-se que algumas tenham de ser demolidas”.
Na verdade só o tempo se tem encarregado de demolir o que resta do velho casarão que foi em tempos “Hotel” e outras construções, abandonadas.
Na segunda-feira, dia 9 de Fevereiro do corrente ano, faz precisamente 11 (onze) anos, que saiu num dos maiores jornais diários que se publicam a norte do país, esta notícia com todos os pormenores de um acto consumado.
Passados onze anos, a freguesia do Pombal, os habitantes do concelho de Carrazeda continuam sem saber quando e se algum dia vão usufruir de condições dignas do aproveitamento da riqueza que a Natureza oferece, as águas termais do S. Lourenço.
No decorrer do tempo, já mudou o autarca, já esgotou também ele a promessa do que ia fazer no S. Lourenço, e que conseguiu ser eleito na freguesia. As pessoas ainda acreditam nos políticos e ingenuamente contribuem para a ambição do poder que não merecem. Dizem fontes bem informadas de que: - O projecto da construção de um novo balneário está pronto e o mesmo contempla quartos para os utentes, bem como outras infra-estruturas dignas de um santo. Vai alterar a paisagem? Vai. Pois a construção da Barragem de Foz-Tua é uma realidade, um crime de lesa pátria, onde os ambientalistas, foram derrotados e a centenária Linha do Tua morreu. Algum dia a EDP compensa os habitantes do concelho, pela realização desta obra?! Talvez, obrigando-os a pagar um pouco mais no consumo da energia elétrica. Ou então oferecer um lugar de director no quadro do Parque do Vale do Tua, ao edil de Carrazeda, como já fez com outros autarcas de concelhos vizinhos.
A política tem muita força e alguns querendo erguer a voz contra este estado de coisas, nada conseguem, pois a paciência dita os seus limites.
Neste novo ano de 2016 que agora se inicia, amigos leitores, sorriam e como dizia o enorme humorista Raul Solnado, façam por serem felizes.

Amigos leitores, neste mês de Janeiro iniciamos o novo ano de 2016, saúde e alegria, é o que desejo e que sejam, felizes.

Por Manuel Pinto
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário