segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Director Geral de Veterinária afirma que produtos de origem animal são os mais controlados

A segurança dos produtos de origem animal está assegurada com o controlo ao longo de toda a cadeia que o animal segue.
Quem o garantiu foi o Director Geral de Agricultura e Veterinária durante o seminário sobre Segurança Alimentar de Produtos de Origem Animal, este sábado em Bragança. Álvaro Mendonça afirma mesmo que a carne e derivados são dos produtos alvo de maior controlo sanitário 
“Pode parecer estranho, mas os produtos de origem animal são dos mais controlados que temos. Desde o primeiro dia de vida do animal até à chegada à mesa do consumidor há uma cascata de controlos permanente em várias etapas” e que casos de botulismo alimentar ligados a enchidos são meros acidentes de percurso. 
O presidente do município, Hernâni Dias, acredita que é essencial o esclarecimento nesta área, para que as pessoas se sintam seguras ao adquirir produtos como os enchidos. “Este seminário tem como objectivo principal alertar e dar a conhecer às pessoas que a segurança alimentar é uma realidade nestes produtos que consumimos em eventos como o Festival do Butelo e das Casulas”, frisa o autarca. 

O seminário de Segurança Alimentar de Produtos de Origem Animal foi incluído no programa do Festival do Butelo e das Casulas, que decorreu entre sexta e domingo. Entre os visitantes, muitos vêm de fora para adquirir produtos típicos que vão sendo cada vez mais conhecidos. 
Para além do espaço de venda de butelo, casulas e produtos da terra, com 33 expositores, o festival decorreu também em 25 restaurantes da cidade que aderiram ao fim-de semana gastronómico e onde o prato tradicional foi disponibilizado. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário