sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Já estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo em Mirandela

Depois das sessões públicas de esclarecimento sobre o Orçamento Participativo que a Câmara Municipal de Mirandela promoveu nos últimos dois meses, está agora a decorrer a fase da apresentação de candidaturas, até ao dia 15 de Fevereiro.
Cada munícipe poderá apresentar as suas propostas no âmbito do Orçamento Participativo da Juventude, do Perímetro Urbano e Rural. Cada uma destas três componentes tem uma verba atribuída de 50 mil euros do orçamento municipal que servirá para concretizar a melhor proposta apresentada. 
Este será o primeiro orçamento participativo do município mirandelense e o autarca, António Branco, espera que "venham a ser apresentados projectos válidos para o concelho". António Branco entende que esta "será uma oportunidade para que os munícipes tenham outra participação cívica nas grandes decisões para o concelho e que pode ser um ponto de partida para uma maior envolvência da sociedade civil em discussões tão importantes, como por exemplo o próximo Plano de Urbanização". 
O Orçamento Participativo do Município de Mirandela tem um formato interactivo que dá a possibilidade aos cidadãos de apresentarem as suas propostas através de uma plataforma digital. 
Os interessados podem também apresentar propostas presencialmente no Gabinete de Apoio ao Munícipe e no Gabinete de Comunicação, Imagem e Protocolo, bem como através de carta ou e-mail dirigido ao Presidente da Câmara Municipal. O prazo de entrega decorre até 15 de Fevereiro. 
Posteriormente vão decorrer 3 assembleias participativas com o objectivo de promover e favorecer a definição colectiva das prioridades através do debate entre os participantes, consensualizando e elegendo as propostas que têm condições para prosseguir para a fase seguinte da análise técnica. A votação das propostas acontecerá no mês de Março.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário