quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Município de Miranda do Douro quer reactivar Posto Zootécnico de Malhadas

O Município de Miranda do Douro está a trabalhar num projecto de recuperação do Posto Zootécnico de Malhadas, que prevê a criação de um Centro de Investigação.
O processo começou há 5 anos, e a autarquia conseguiu recentemente reverter a posse dos terrenos, nos quais se situam os edifícios do posto zootécnico e zona envolvente, com 50 hectares, e que estavam na posse do Estado.
O objectivo é promover a produção animal e a recuperação e valorização das raças autóctones, a partir de um espaço que estava votado à degradação desde o abandono da unidade por parte do Ministério da Agricultura, nos anos 90. “Pretende-se que a partir daqui se construa um grande centro de produção animal e a nível da raça temos de nos preparar para o melhoramento das raças e queremos ter aqui os melhores animais”, salientou Artur Nunes, presidente do Município de Miranda do Douro. 
O município e os parceiros neste projecto vão preparar candidaturas a fundos comunitários, prevendo-se um investimento faseado ao longo de uma década. 
O presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, Arlindo Formariz, espera que o projecto siga a linha estratégica do antigo Posto Zootécnico, “reconhecendo o trabalho que foi desenvolvido para a valorização da raça”. 
O projecto de recuperação do posto zootécnico de Malhadas envolve as associações de criadores de bovinos de raça Mirandesa e de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa, a CAP, a Cooperativa Agrícola de Palaçoulo, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário