quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência visita Alfândega da Fé

A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana sofia Antunes, visita amanhã, dia 29 de janeiro, Alfândega da Fé. A visita insere-se na iniciativa “Percursos pela Inclusão” e inicia-se com a apresentação pública do projecto EKUI, da Associação Leque, Associação de Pais e Amigos da Pessoas com Necessidades Especiais.

O EKUI (Equidade, Knowledge, Universalidade e Inclusão), foi idealizado e operacionalizado por Celmira Macedo e constitui o primeiro produto da Marca sendo constituído por 26 cartas do alfabeto que incluem elementos como o Grafema da Letra e a Letra Manuscrita, a Letra em Braille Táctil e Braille Visual, e Letra em Dactilologia (Alfabeto da Língua Gestual Portuguesa) e Alfabeto Fonético.

Segundo a criadora, o EKUI “é o primeiro produto português com uma estratégia de alfabetização inclusiva, onde todas as pessoas podem comunicar de forma universal”.

Para além de ser um produto inovador, o EKUI terá uma linha de montagem que será operacionalizada na Oficina de Inclusão na Comunidade da Associação LEQUE, sendo a assemblagem do produto realizada pelos utentes do Centro de Atendimento. O valor de poupança gerado por esta estratégia, servirá para criar um fundo de maneio para aquisição de produtos e matérias terapêuticos. 

Segundo Celmira Macedo, “a componente solidária não fica somente nesta vertente, pois percentagem das receitas de venda reverterão para outras Instituições de Acção Social a nível nacional”. 

O projecto EKUI resultado do apoio da Fundação EDP, Fundação Montepio, Missão Sorriso e dos Municípios de Alfândega da Fé e Mogadouro. Já este ano, o EKUI recebeu, por parte do Instituto de Empreendedorismo Social, o Selo Es+, que o distingue como uma iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social. 

Celmira Macedo, resume o projecto na seguinte afirmação “ com o EKUI, traçaremos o caminho da inclusão”.

in:noticiaddonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário