terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Município de Freixo homenageou António Monteiro Cardoso

O Convento S. Filipe de Néry foi o local escolhido para a apresentação da reedição do Livro Boas Fadas que te Fadem e homenagem, a título póstumo, de António Monteiro Cardoso.

Uma homenagem que, para Maria do Céu Quintas, Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, é “justa e merecida”, pois António Monteiro Cardoso era um “notável escritor e idóneo investigador.

Na sua intervenção a Autarca realçou o “rigor histórico e uma investigação irrepreensível, onde não faltaram deslocações ao Arquivo Geral de Simancas, e consultas no acervo da Torre do Tombo”, um trabalho, disse, que “resultou nesta empresa: escrever o que será, perduravelmente, o livro de Freixo”! 

O romance histórico agora reeditado aborda o período de perseguição a Judeus na época da Inquisição e tem em Freixo de Espada à Cinta o cerne do enredo.

Monteiro Cardoso era natural de Freixo de Espada à Cinta. Licenciado em Direito, dedicou a sua vida à investigação, tendo assumido o Séc. XIX como uma das suas principais áreas de estudo. Era investigador da Universidade Nova de Lisboa onde integrava o Instituto de História Contemporânea -Grupo de História Global do Trabalho, da Universidade Nova de Lisboa, coordenado por Raquel Varela.

NI-Sara Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário