sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Notícias da cidade… ou dum romance

Acho que terminei… nunca sabemos se terminamos, ou se estamos a começar de novo. Mas ontem escrevi a palavra FIM, no meu, no nosso, próximo romance. E Bragança, novamente, tão perto, com as suas grandezas e misérias, com as suas alegrias e tristezas, com os seus lutos e festas, quarta-feira de cinzas e páscoa da ressurreição.
E Bragança emerge da penumbra, duma noite sombria, dos anos sessenta à luz ténue dos medos, da emigração, dos longos invernos, do pão escasso e a PIDE sempre vigilante nas fronteiras. São várias histórias que se cruzam desde o ballet rose, às mães de Bragança, às crenças e mitos, ciúmes, feitiços, brasileiras, até que desponta, paulatinamente, a cidade de Bragança, a cidade da inteligência e do amor. E cumpriu-se abril e a liberdade. E ao lado do cretino mais hediondo, há sempre alguém de coração grande e gesto suave inventando a ternura que nos faz acreditar que a vida é um dom, é muito bonita e vale apena abraçar.
Um romance intenso, com a linguagem do amor, da casa, da rua, da igreja, do bordel, mas sobretudo do coração e de Bragança, a cidade do amor e do futuro.

Um romance de 260 páginas para ler em maio… um primeiro esboço de capa… já quase tem um título… em breve.

Fernando Calado

Sem comentários:

Enviar um comentário