quinta-feira, 24 de março de 2016

Bombeiros de Bragança adquirem VSAE equipado com o melhor e mais moderno material

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Bragança acabou de adquirir um veículo equipado com melhor e mais moderno material existente em Portugal e na Europa. A compra representou um esforço financeiro que foi integralmente suportado pela Associação Humanitária.

Operacionalmente denominado como Veiculo de Salvamento e Assistência Especial, o VSAE é um todo-o-terreno (4×4), da categoria S2, equipado com material específico destinado à intervenção em operações de salvamento e desencarceramento que representam risco para vidas e bens, nomeadamente decorrentes de acidentes. 

Este veículo possui características técnicas de chassis todo-terreno que permite a sua deslocação sobre condições adversas ou de difícil acesso, com rodado duplo no eixo traseiro para garantir maior segurança às suas 19 toneladas de peso propulsionadas por um motor de 340 cv de potência. 

Além do material usualmente designado para tarefas de desencarceramento, possui ainda uma ferramenta multiusos portátil a bateria, um gerador acoplado à tomada de força para iluminação nocturna, uma torre telescópica com possibilidade de colocação de um balão de iluminação a ar, almofadas de elevação pressurizadas, macacos de elevação hidráulicos para grandes tonelagens, 

equipamento de estabilização de veículos acidentados, equipamento de salvamento em grande angulo para permitir resgates em locais de difícil acesso.

Permite ainda o combate a incêndios com utilização de agente emulsor, equipamento de imobilização de vitimais de trauma para socorro em acidentes multi-vitima e ainda uma grua, com guincho próprio com capacidade de elevar 4500 kg, que poderá ser utilizada para as mais diversas actividades de salvamento ou elevação e remoção de objectos. 

Esta compra representou um esforço financeiro para a Associação Humanitária de Bombeiros de Bragança, que suportou na íntegra a sua compra no valor de 150 000€. Desta forma os Bombeiros de Bragança ficam assim dotados de mais um equipamento de topo, equiparado aos melhores e mais modernos existentes em Portugal e na Europa, de forma a garantir melhor socorro à população.

Sem comentários:

Enviar um comentário