terça-feira, 26 de abril de 2016

Calçada de Alpajares: caminhada de sucesso!

Mais de 100 pessoas, provenientes de várias regiões nacionais e do estrangeiro, nomeadamente Espanha, Brasil e Alemanha, participaram na XIIª edição do passeio pedestre Caminhos do Douro – pela Calçada de Apajares, uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Poiares e da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta.
A anteceder o início da caminhada, o programa iniciou-se no Penedo Durão, decano dos miradouros do concelho, e com uma passagem ao Centro Interpretativo Calçada de Alpajares, localizado no edifício da antiga Escola Primária de Poiares.
O percurso, uma das zonas mais emblemáticas de Freixo de Espada à Cinta, dada a sua riqueza geológica, arqueológica e pormenores de puro misticismo, onde se inclui o Candedo, imortalizado como belo horrível, foi acompanhado por Elisa Preto, coordenadora do Departamento de Geologia da UTAD-Universidade de Trás e os Montes e Nelson Rebanda, Arqueólogo e Investigador, que, de onde em onde, faziam a contextualização do património geológico e histórico envolvente.
O reforço lúdico do passeio pedestre foi, como é hábito, assegurado por Burros de raça mirandesa e Gaiteiros das Terras do Planalto Mirandês.

Sem comentários:

Enviar um comentário