sexta-feira, 22 de abril de 2016

Consórcio Norte Natural pretende fomentar o Turismo de Natureza da Região Norte

Realizou-se no passado dia 8 de abril, no Centro de Interpretação das Pedras Parideiras, na Serra da Freita, em Arouca, a assinatura de um protocolo que que instituiu o Consórcio Norte Natural Turismo de Natureza da Região Norte. O objectivo é a valorização dos tesouros naturais nortenhos na atividade turística, propondo-se gerir e operacionalizar a estratégia no turismo de natureza.
O  consórcio conta com 15 entidades e é liderado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). Estão ainda envolvidos o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Agência de Desenvolvimento regional do Vale do Tua, a Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, o Geopark de Arouca, o Geoparque Terras de Cavaleiros, a Associação Parques com Vida que é liderado pelo actual presidente da Junta de Carviçais, Francisco Vaz, a Associação de Turismo de Natureza e Animação Turística, as comunidades intermunicipais das Terras de Trás-os-Montes, do Alto Minho, do Tâmega e Sousa e do Douro, a Cooperativa de Turismo de Natureza e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. nortenhos na atividade turística, propondo-se gerir e operacionalizar a estratégia no turismo de natureza. 

A nova composição de cooperantes pretende dinamizar o turismo, com participação de atores públicos e privados da região Norte. Com a consolidação da atividade, a união pretende beneficiar a economia local. O turismo de natureza vai ser trabalhado como produto estratégico, atividade onde a marca PORTOENORTETEM vai atuar. O Norte Natural propõe-se ainda a integrar a rede de destinos que são distinguidos com a “Carta Europeia de Turismo Sustentável” (CETS) em contexto internacional. nortenhos na atividade turística, propondo-se gerir e operacionalizar a estratégia no turismo de natureza. 

O consórcio conta com estruturas como o Parque Nacional na Peneda-Gerês, quatro parques naturais, dois geoparques em Arouca e em Terras de Cavaleiros, 19 sítios de interesse comunitário da Rede Natura 2000, duas reservas da biosfera transfronteiriça, duas paisagens culturais Património da Humanidade e ainda seis espaços reconhecidos com a Carta Europeia de Turismo Sustentável – Peneda-Gerês, Montesinho, Alvão, Douro Internacional, Montanhas Mágicas e Alto Minho.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário