terça-feira, 26 de abril de 2016

Democracia comemorada em Macedo de Cavaleiros

“Ao estarmos mais juntos das famílias Macedenses, estamos a elevar os valores de Abril na nossa ação diária.” O Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros defendeu, esta segunda-feira, nas comemorações do 42º aniversário do 25 de Abril, que a preocupação da autarquia “tem sido determinante para o reforço do apoio às famílias”. Habitação social vai também beneficiar de apoio no arrendamento privado.
Na sua intervenção, Duarte Moreno revelou que vai ser feita uma revisão ao regulamento da habitação social para “dar resposta às solicitações, com vista ao apoio ao arrendamento privado, procurando também dinamizar o mercado imobiliário.” Uma medida de apoio direto às famílias do concelho, que se junta à redução fiscal no âmbito do IRS e IMI e ao programa Macedo Educar com ajudas em todos os níveis de ensino. 

O autarca recordou ainda a implementação da Unidade Móvel de Saúde e do programa de intervenção junto da comunidade “Operação Armórica”, numa área onde é desenvolvido “todo um trabalho, que é muito, visível apenas e bem, aos olhos de quem dele necessita, como é a CPCJ, o EcoSolidário, ou os diversos outros projetos desenvolvidos junto das populações”. Projetos que serão reforçados “já em maio com a implementação do Cartão Municipal do Idoso e da Oficina Móvel de Reparações”. 

Duarte Moreno considerou que “o processo democrático é um acto contínuo, que não se esgota num determinado dia, é reflexo de todos os anos”. Acrescentou que, tal como a democracia, “também uma região ou um concelho como o de Macedo de Cavaleiros afirma o seu desenvolvimento com o esforço diário de cada um de nós. Nada se conquista em uma qualquer madrugada.” As oportunidades de emprego sairão reforçadas: “Não só, mas também na Zona Industrial, onde já fizemos a reversão de 13 lotes, com a entrega a novas empresas. Ali queremos continuar a infra-estruturação e fazer um substancial alargamento da área de instalação, como previsto no Plano Diretor Municipal que aprovámos no ano passado.” 

Intervenção da Assembleia Municipal 

As comemorações desenvolveram-se ao longo de dois dias. Na noite de 24, no Centro Cultural, o serão foi dedicado ao fado e às cantigas da revolução com a atuação de Luís Neves. Pela voz de 

Filipa Vaz e Ana Carolina Gomes, alunas do Agrupamento de Escolas, deu-se espaço à poesia alusiva. 

Nesta segunda-feira, usou também da palavra Clementina Gemelgo, 2º secretário da mesa da Assembleia Municipal. A deputada destacou “os 40 anos das primeiras eleições autárquicas”, realizadas em Dezembro de 1976. Momento em que “pela primeira vez o povo decidia livremente sobre os seus destinos”. 

Clementina Gemelgo defendeu que “as autarquias, rosto da transformação democrática, são hoje reconhecidas como um dos pilares da sociedade.” Depois de 4 décadas em que se trilharam caminhos importantes, “foram-se concretizando os destinos dos concelhos, das cidades, dos lugares, dos bairros e das ruas”, pelo que: “será para nós eleitos do tempo presente, um imperativo de consciência, um dever coletivo.” 

A representante da Assembleia Municipal, lembrou diversos desafios futuros, em múltiplas áreas de intervenção das autarquias. “Os desafios que hoje se apresentam, não são os mesmos de há 40 anos. Os tempos que hoje vivemos não se compadecem nem com burocracias, nem com braços cruzados.” Como tal, evidenciou: “Aos autarcas exigimos que sejam os melhores gestores da causa pública e dos meios colocados à disposição para servir os eleitos e as populações.”

Nota de Imprensa da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário