terça-feira, 26 de abril de 2016

Monumento de homenagem aos combatentes do Ultramar deverá ser instalado em Bragança no próximo ano

O Núcleo de Bragança da Liga dos Combatentes quer homenagear os militares do concelho, que combateram na Guerra do Ultramar, através de um monumento. Uma vontade expressa durante a cerimónia de tomada de posse da nova direcção do Núcleo, que decorreu no passado Domingo.
José Fernandes, que foi reconduzido no cargo de presidente e que acumula o cargo de comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, explicou que, no novo mandato de três anos, o objectivo é inaugurar o monumento e dinamizar o edifício sede de Bragança da Liga dos Combatentes. “Penso que será possível inaugurar esse monumento no dia 25 de Abril do próximo ano. Pretendemos erguer um monumento evocativo para honrar todos aqueles que deram o seu contributo na guerra do Ultramar entre 1961 e 1975. 
O concelho de Bragança não tem esse monumento e acho que é de toda a justiça para todos aqueles que se privaram de tanto, durante o tempo que lá serviram”, referiu José Fernandes, acrescentando que o objectivo é também colocar aquele que considera ser “o edifício mais emblemático da zona histórica de Bragança” ao serviço da população. 
Para já, não foi revelado o local exacto da instalação do monumento, mas o Município de Bragança garantiu que vai apoiar o projecto e disponibilizar um local “nobre” da cidade, para o efeito, que poderá ser na zona da Avenida das Forças Armadas. 
Quanto à sede do Núcleo de Bragança da Liga dos Combatentes, localizada no Largo General Sepúlveda, precisamente em frente ao monumento de homenagem aos militares mortos em França na I Guerra Mundial, o autarca Hernâni Dias, referiu que há abertura por parte do Município para ajudar a dinamizar o espaço. “Nós estamos com uma orientação clara de trazer serviços para o centro histórico. 
Este espaço está subaproveitado e vamos avaliar a possibilidade de podermos colocar aqui algum serviço”, referiu Hernâni Dias. 
O Núcleo de Bragança da Liga dos Combatentes tem 92 anos e conta, actualmente, com mais de 500 sócios.

Escrito por BRIGANTIA

Sem comentários:

Enviar um comentário