terça-feira, 31 de maio de 2016

Estudantes do distrito de Bragança receberam prémios “Escola na Europa”

Sete alunos do 10º ano, do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança, ganharam uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. O trabalho vencedor do prémio “Escola na Europa”, promovido pelo eurodeputado social-democrata José Manuel Fernandes foi um vídeo intitulado “Bragança Ecológica”.
Os estudantes tentaram mostrar exemplos de sustentabilidade e progresso, na cidade de Bragança e criaram uma música que pretende desmistificar o conceito que o país e a Europa pode ter da cidade e do nordeste transmontano, valorizando aquilo que de melhor a região tem para oferecer. 
Os jovens confessam que não estavam à espera de ganhar mas mostram-se entusiasmados com o prémio, já que é a primeira vez que viajam ao coração da Europa.”Nunca pensamos em ganhar, foi uma experiência surpreendente e enriquecedora. Gosto muito de conhecer novas cidades e estou ansiosa por ir a Bruxelas”, confessou Diana Oliveira. 
Já o estudante Bruno Pires referiu que foi uma iniciativa que “agradou” aos jovens, já que “o prémio era cativante”. O prémio “Escola na Europa”, distinguiu ainda alunos do 2º ano do Centro Escolar de Santa Maria, também em Bragança, que apresentaram um boneco/fantoche que simboliza a União Europeia e representa produtos regionais transmontanos. 
Nesta categoria, dirigida a alunos do primeiro ciclo, foram atribuídos 250 euros à escola para aquisição de material escolar. O mesmo prémio foi também atribuído aos vencedores da categoria destinada aos alunos de 2º e 3º ciclos. Neste caso, os vencedores foram os alunos de 7º ano do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, que fizeram um mapa interactivo com informação dos 28 países que integram a União Europeia. 
Esta foi a segunda edição do prémio “Escola na Europa”, no distrito de Bragança. 
O eurodeputado José Manuel Fernandes considera que esta é uma boa forma de aproximar os jovens das instituições da União Europeia. “O objectivo é que haja a consciencialização do que é ser cidadão da União Europeia. É uma forma de proximidade da minha parte, num compromisso que afirmei e que estou a cumprir, a par de outras iniciativas, como por exemplo a ‘Agenda pela Nossa Terra’, que apresentei na semana passada. 
Este prémio é também uma forma de dar a conhecer o Parlamento europeu aos Vencedores”, constatou o eurodeputado. 
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu ontem na sede do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário