sexta-feira, 24 de junho de 2016

Bragança celebra São João com distribuição de manjericos

O S. João é hoje celebrado em várias localidades do país e em Bragança a União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo não quer deixar passar em branco o dia do padroeiro da Sé.
Pela primeira vez, vão ser oferecidos manjericos à população, às 18 horas junto à igreja da Sé.

Uma forma de reavivar memórias e tradições e atrair gente para o centro da cidade, como explica o autarca José Pires.

“Tal como em anos anteriores, desde que houve a agregação das freguesias, na freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo, temos por norma celebrar o padroeiro de cada uma das freguesias. O padroeiro da Sé é o São João que se celebra sexta-feira e a forma que encontramos para o celebrar será, para além de uma celebração eucarística em honra de São João, na igreja da antiga Sé, teremos uma distribuição de majericos a todos aqueles que irão participar nessa celebração e depois uma procissão também com o andor de São João”, explica,

Este ano, a novidade é a oferta de manjericos, mas José Pires frisa que a festa do S. João tinha outras tradições na cidade de Bragança e até marchas populares.

“Perdeu-se um pouco a tradição de festejar os santos populares. Era uma tradição que era mais feita nos bairros, individualmente pelas pessoas, e nós quisemos começar a revitalizá-la de forma que os festejos saiam para a cidade, para fora dos bairros e venham para zona histórica para a dinamizar”, refere ainda o presidente da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo a festejar o S. João em Bragança. 

Sara Geraldes
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário