segunda-feira, 13 de junho de 2016

Cerca de 10 toneladas de cereja foram vendidas este fim-de-semana em Alfândega da Fé

Festa da cereja, que decorreu no passado fim-de-semana, promove o fruto de Alfândega da Fé há 30 anos. Este ano foi considerado o pior de sempre, em termos de produção, com quebras superiores a 80 por cento.
O presidente da cooperativa de Alfândega da Fé, explica que, através da cooperação com produtores de concelhos vizinhos, nomeadamente do Vale da Vilariça, conseguiram-se cerca de 10 toneladas do fruto. Eduardo Tavares revelou ainda que há a intenção de fazer uma candidatura da cereja de Alfândega da Fé a Indicação Geográfica Protegida (IGP) que vai incluir também essa área geográfica. “Estamos a fazer um contacto com todos os produtores do concelho da região para assegurar 10 toneladas de cereja nesta festa. É cereja do concelho de Alfândega da Fé mas também dos concelhos limítrofes. Temos uma candidatura para apresentar, para atribuição de Indicação Geográfica Protegida à cereja de Alfândega  mas essa área geográfica é alargada á zona envolvente”, revelou o responsável, na abertura oficial da Festa da Cereja, na passada sexta-feira.  

Mesmo que ainda não tenha esse reconhecimento, a cereja de Alfândega da Fé conquista já consumidores de vários pontos do país e até da vizinha Espanha. “É uma cereja de qualidade muito boa. Vim de Santiago de Compostela (Espanha) para comprar cerejas. Foi a primeira vez mas, certamente, não será a última”, contou à Brigantia Teresa Robles.

Durante a Festa da Cereja, a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé apresentou ainda a nova imagem e o vinagre de cereja. Ao longo de quatro dias, milhares de pessoas passaram pela vila de Alfândega, não só para comprar cerejas mas também para assistir a concertos e outras actividades culturais. A festa terminou ontem com a 27ª edição do “Piquenicão”, a festa- convívio dos ouvintes do programa do “Tio João”, da Rádio Brigantia. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário