segunda-feira, 27 de junho de 2016

Falhas no abastecimento de água há vários dias causam transtornos em Samil

A população da freguesia de Samil, no concelho de Bragança, integrada já no perímetro urbano desta cidade, está há uma semana com falhas no abastecimento de água, em vários períodos do dia mas, sobretudo à noite.
A situação motivou uma manifestação na manhã de ontem. Num acto simbólico, alguns habitantes da aldeia tomaram banho directamente de um camião cisterna dos Bombeiros Voluntários de Bragança, que chegou ao centro da aldeia ao final da tarde de sábado, para ajudar a minimizar os transtornos causados.
Quem participou neste banho garante que esta não é a melhor solução, sobretudo para a população mais idosa, esperando que o Município de Bragança resolva a situação o mais breve possível.

“Foi um acto simbólico e só pode ser para pessoas corajosas porque a água está bastante fria”, frisou Beatriz Correia.

“Têm de tentar resolver isto e dar-nos uma explicação porque não sabemos porque não temos água. Às vezes nem de manhã temos água e à noite nunca temos. Tenho dois filhos e tenho de ir buscar água aos vizinhos para lhe dar banho”, disse Carlos Vaz.

Depois de dezenas de pessoas terem reportado a situação através da linha telefónica e o email disponibilizados pelo Município de Bragança para o efeito, na passada quinta-feira, a junta de freguesia garante que falou directamente com o presidente do município, que terá garantido que a situação seria resolvida com a maior brevidade possível.

A manifestação foi organizada por Beatriz Correia, secretária da Junta de Freguesia de Samil, acabando por ser o único membro da autarquia a marcar presença.

A habitante da freguesia exige que o Município de Bragança, que gere o sistema de abastecimento de água, informe qual é o problema existente e qual o prazo para a resolução do mesmo.

“Não fazemos a mínima ideia do que aqui se passa, para podermos dizer aos habitantes a causa do que nos está a afectar, qual a solução e o prazo para resolução da mesma. Penso que isto não é admissível ”, refere Beatriz Correia.

Contactado o presidente do Município de Bragança confirma que a origem das falhas não é a falta de água. Hernâni Dias afirma que a autarquia está a par do problema e que os serviços técnicos estão neste momento a tentar solucionar a questão:

“Em Samil, tem-se verificado um problema no abastecimento, não na falta de água, porque ela existe e é mais do que suficiente, mas tem havido um problema técnico que tem sido devidamente acompanhado pelos serviços municipais, mas que lamentavelmente ainda não se conseguiu resolver definitivamente. Não sabemos ainda muito bem o que se está a passar, estamos a estudar isso”, refere o autarca.

De acordo com a junta de freguesia, os cortes no abastecimento de água afectam, pelo menos, 100 famílias.

Na freguesia há também dois lares de idosos que, ao que conseguimos apurar, também estarão a ser afectados pelo problema.

Nas proximidades destas instituições, na Estrada do Turismo e no Bairro do Seixo, há mesmo moradores que se queixam deste tipo de problema desde o final do mês passado.

Sara Geraldes
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário