quinta-feira, 30 de junho de 2016

Soutos de Vinhais têm este ano menos casos de vespa da galha mas autarca mantêm-se preocupado com a identificação do problema

O Município de Vinhais e a Associação Arborea detectaram este ano 220 castanheiros infectados com a vespa da galha, no âmbito do programa estratégico de combate a esta praga desenvolvido pelo segundo ano pelas duas entidades. Trata-se de uma diminuição em relação ao ano anterior, quando no plano de vistoria aos novos soutos tinham sido identificadas 600 árvores afectadas com este problema.
De acordo com o autarca de Vinhais, Américo Pereira, a acção inspectiva do ano passado impediu a propagação da praga. “Voltamos a repetir a mesma operação, que, este ano, abrangeu uma visita a todos os soutos que foram inspeccionados no ano passado, mas também aqueles que foram plantados este ano. O resultado mostrou que, nos soutos que tinham sido inspeccionados no ano passado, a presença da vespa foi praticamente nula, o que demonstra que as medidas implementadas resultaram. No entanto, foram detectados alguns casos nos soutos plantados este ano. È caso para preocupação. Vamos continuar a aplicar este plano para o ano e continuar a desenvolver esforços”, revelou o autarca.

Neste momento a vespa da galha do castanheiro é a praga que mais preocupa os produtores de castanha de Vinhais, sendo que ataca principalmente os soutos mais novos, provenientes de árvores importadas e cuja validade sanitária a autarquia considera duvidosa.

Por esse motivo, o presidente do município lamenta o facto de o ministério da agricultura e outras entidades não realizarem um controlo mais apertado das árvores provenientes do estrangeiro e que se destinam a ser plantadas em Portugal, apelando à direcção Regional de Agricultura e às demais entidades envolvidas, que no próximo ano “levem esta realidade” mais a sério e que trabalhem na prevenção.

Para já a autarquia de Vinhais mantém a aposta na fiscalização, realizada nos meses de Abril e Maio, altura em que se verificam as posturas da vespa.Um plano que será repetido no próximo ano. 

Olga Telo Cordeiro
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário